CNBC

CNBCCâmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein

Notícias do Brasil

‘Presiq vai tornar a indústria química mais eficiente e sustentável’, diz presidente-executivo da Abiquim

Publicado 18/11/2025 • 20:15 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • O Senado aprovou o Projeto de Lei 892/2025, que cria o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq).
  • O projeto agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
  • O objetivo do projeto é promover a modernização da indústria química no Brasil, com incentivos à redução das emissões de carbono e ao uso de matérias-primas renováveis.

O Senado aprovou o Projeto de Lei 892/2025, que cria o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq), que agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo do projeto é promover a modernização da indústria química no Brasil, com incentivos à redução das emissões de carbono e ao uso de matérias-primas renováveis.

“Esse projeto prevê dois blocos de estímulo. O primeiro bloco visa reduzir o custo de aquisição das matérias-primas essenciais para a indústria petroquímica, como petróleo, gás natural, e derivados como etano e nafta petroquímica”, afirmou André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

De acordo com ele, o grande problema do Brasil é exportar essas matérias-primas em estado bruto e não agregar valor. “O Presiq vem para mudar isso, oferecendo uma redução tributária sobre esses insumos, o que vai reduzir o custo para a indústria brasileira e incentivar a transformação dessas matérias-primas dentro do país. O resultado disso será o aumento da produção de bens industriais químicos e a geração de mais valor e mais emprego no Brasil”, explicou.

Leia mais:
O que é Cloudflare? Entenda o serviço que deixou sites instáveis
Após liquidação extrajudicial do Banco Master, Ibovespa B3 e dólar fecham em queda

Ele acrescentou: “O segundo bloco do Presiq visa incentivar novos investimentos nas fábricas, como na modernização de plantas e na adaptação para o uso de matérias-primas renováveis. Isso inclui a adoção de processos que reduzem as emissões de carbono e a melhoria da capacidade produtiva das empresas, tornando-as mais competitivas”.

Um dos pontos chave do Presiq é a inclusão de duas contrapartidas para as empresas participantes. “O programa exige que as indústrias se comprometam a preservar o emprego, o que é fundamental para garantir a estabilidade social e econômica. Além disso, as empresas devem investir 10% do benefício tributário que receberem em pesquisa e desenvolvimento, em inovação. Isso vai garantir que a indústria não apenas se modernize, mas também que se torne mais inovadora e competitiva no longo prazo”, afirmou.

Em relação à descarbonização da indústria química, Cordeiro explicou que, embora essa transição demande investimentos iniciais, o Presiq oferece incentivos fiscais para mitigar os custos: “O programa já prevê incentivos para o uso de matérias-primas renováveis e processos mais limpos, o que vai ajudar a compensar esses custos iniciais. Além disso, ao mesmo tempo em que reduz a carga tributária, o programa busca tornar as fábricas mais eficientes e sustentáveis, gerando uma economia de longo prazo e beneficiando o meio ambiente”.

Quando questionado sobre o impacto imediato do projeto, Cordeiro foi otimista: “As mudanças já começam a ter efeito imediato. Se o presidente sancionar o projeto dentro do prazo, as empresas já podem começar a se planejar e se preparar para aumentar a produção e realizar novos investimentos. Isso é importante porque as empresas precisam de segurança jurídica para tomar decisões de investimento”.

O executivo da Abiquim também falou sobre a tarifa imposta pelos Estados Unidos à indústria química brasileira. “Nós mantemos a expectativa de que haverá uma redução da sobretaxa de 40% que os EUA impuseram aos produtos químicos brasileiros. O impacto disso é significativo porque muitas empresas têm fábricas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, e essa tarifa está prejudicando processos produtivos integrados”.

Ele finalizou sua fala destacando que “a sanção do projeto será um marco importante para a indústria química brasileira, pois vai trazer mais competitividade, sustentabilidade e inovação para o setor, o que, sem dúvida, trará benefícios para toda a economia brasileira”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;