CNBC

CNBCA trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história

Notícias do Brasil

Incêndio foi incidente isolado e Blue Zone será liberada ainda hoje, confirma ministro

Publicado 20/11/2025 • 17:02 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O incêndio registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões da Blue Zone da COP30, em Belém (PA), foi controlado e não deixou feridos.
  • O ministro do Turismo, Celso Sabino, que estava no local no momento da ocorrência, falou sobre o ocorrido em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC.
  • “O que ocorreu foi um princípio de incêndio prontamente contido”, disse.

O incêndio registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões da Blue Zone da COP30, em Belém (PA), foi controlado e não deixou feridos. O fogo começou na área destinada às delegações do leste da África e levou à evacuação parcial do espaço, agora sob responsabilidade do governo brasileiro após comunicado da UNFCCC.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, que estava no local no momento da ocorrência, afirmou em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC que o episódio foi contido com rapidez pela equipe de bombeiros civis. Segundo ele, o procedimento de evacuação seguiu protocolo de grandes eventos.

“O que ocorreu foi um princípio de incêndio prontamente contido”, disse. Ele explicou que havia “um vasto arsenal de extintores” e que a ação imediata impediu a expansão das chamas. Sabino reiterou que “não há nenhuma pessoa ferida, nenhuma pessoa que inalou fumaça”.

O ministro afirmou que a perícia já trabalha para determinar a origem do fogo. “A perspectiva inicial é de que foi um celular que estava carregando na tomada”, declarou. Ele ressaltou que a área foi isolada e que aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros do Pará: “Deverá sair uma nota oficial nos próximos minutos e a gente espera retomar a Blue Zone ainda hoje”.

Leia mais:
Falha elétrica pode ter sido causa de incêndio na COP30, diz ministro
Incêndio na Blue Zone da COP30 é controlado; não há feridos, diz organização

Sabino destacou ainda que os pavilhões utilizam revestimentos projetados para dificultar a propagação de fogo. “Os materiais são anti-chamas e resistentes a incêndios”, afirmou. Segundo ele, isso explica por que as chamas não se alastraram para uma área maior.

O ministro também pontuou que não fala em nome da coordenação geral da COP: “Vi o que aconteceu, mas não sou o porta-voz do incidente. A condução está com o Corpo de Bombeiros e com o secretário especial da COP”.

A evacuação cobriu metade do pavilhão, mantendo a imprensa e parte das salas de negociação funcionando. A liberação total depende do término da varredura de segurança.

Repercussão da entrevista

O comentarista do Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, Felipe Machado, contextualizou o impacto do comunicado das Nações Unidas, que transferiu a autoridade da área para o governo brasileiro.

Machado observou que “a Blue Zone funciona como território administrado pela ONU, semelhante ao regime de uma embaixada”. Para ele, a decisão de entregar a gestão ao país anfitrião ocorre “diante de um evento de força maior”.

Ele também comentou as imagens do incêndio. “O fogo se espalhou muito rápido, mas a contenção também foi rápida”, disse. Machado citou as explicações do ministro sobre os materiais utilizados no pavilhão ao afirmar que “a estrutura evitou que as chamas avançassem para outras áreas”.

O analista destacou ainda o impacto do episódio no andamento das negociações: “A COP30 já enfrenta dificuldades para avançar em temas centrais, e esse incidente adiciona um elemento que consome tempo das delegações.”

As atualizações do Corpo de Bombeiros e da organização da COP30 são aguardadas para definir se os trabalhos na Blue Zone serão retomados ainda nesta quinta-feira.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;