CNBC

CNBCA trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história

Notícias do Brasil

Agro sai mais forte da COP30 e consolida imagem sustentável, diz CNA

Publicado 21/11/2025 • 17:36 | Atualizado há 37 minutos

KEY POINTS

  • CNA diz que o agro brasileiro ganhou protagonismo na conferência ao apresentar debates técnicos e iniciativas baseadas em ciência, combinando produção de alimentos com conservação ambiental
  • Participação no Pavilhão AgroBrasil e em painéis da AgriZone aproximou o setor de negociadores, autoridades e pesquisadores internacionais, ampliando o diálogo sobre sustentabilidade
  • Entidade afirma que a COP30 ajudou a desconstruir narrativas negativas e espera avanços em temas como financiamento, mitigação, adaptação e políticas agrícolas no texto final da conferência

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Fachada da COP30 em Belém, no Pará

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avalia que o setor agropecuário deixa a COP30 mais inserido nos debates globais sobre sustentabilidade e com espaço ampliado nas negociações climáticas.

Ao fim da conferência, realizada em Belém, a entidade afirma que a participação brasileira ajudou a reforçar a imagem do produtor rural como parte das soluções para enfrentar a mudança do clima.

Leia mais:
COP30: rascunhos indicam “fim melancólico” às expectativas sobre transição energética e desmatamento
EXCLUSIVO: Diretora global da Toyota diz que COP30 marca virada da meta para a implementação climática

O vice-presidente da CNA, Muni Lourenço, destacou que o agro brasileiro combina produção em larga escala com cumprimento de regras ambientais consideradas das mais rigorosas do mundo, citando o Código Florestal. Ele diz que o desafio pós-COP é manter a agricultura como tema permanente na agenda climática, diante do avanço de discussões sobre mitigação e adaptação.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, afirma que a COP30 permitiu ao setor expor, em debates técnicos, evidências científicas e práticas adotadas no campo para reduzir emissões e preservar recursos naturais. Para ele, o encontro serviu para mostrar que políticas de segurança alimentar e energética podem caminhar junto com conservação ambiental.

A presença do agro brasileiro esteve concentrada no Pavilhão AgroBrasil, montado na AgriZone, que recebeu governadores, parlamentares, autoridades internacionais e pesquisadores da OCDE, OMSA e Embrapa. Além dos debates, delegações visitaram propriedades no Pará para conhecer tecnologias aplicadas ao manejo de cacau, açaí, pecuária e dendê.

Leia mais:
COP30: após incêndio, sessões plenárias da Zona Azul serão retomadas nesta sexta-feira
COP30: Fundo Amazônia vai destinar R$ 148,7 milhões à regularização fundiária na Amazônia Legal

A carreta “Agro pelo Brasil” também serviu de espaço para conversas e gravações de podcasts com especialistas, entre eles o ex-ministro Roberto Rodrigues e o ex-deputado Aldo Rebelo.

Com os países na fase final de discussão do texto decisório da conferência, a CNA vê espaço para avanços em temas ligados à agricultura.

A assessora técnica Amanda Roza afirma que o documento deve reforçar compromissos multilaterais e iniciativas voltadas para financiamento, mitigação, adaptação e políticas agrícolas. Segundo ela, a COP30 ajudou a desconstruir percepções negativas sobre o setor e ampliou o reconhecimento internacional do esforço brasileiro em sustentabilidade.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;