CNBC

CNBCTodd Combs, CEO da Geico, está de mudança para a JPMorgan com aprovação de Warren Buffett

Empresas & Negócios

Boeing conclui aquisição da Spirit e Airbus incorpora operações em 4 países

Publicado 08/12/2025 • 15:30 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A Boeing e Airbus anunciaram nesta segunda-feira (8), a conclusão de operações distintas envolvendo a Spirit AeroSystems.
  • A empresa foi adquirida integralmente pela Boeing, enquanto a Airbus comprou plantas e linhas de produção específicas.
  • O movimento ocorre em meio a desafios enfrentados pela cadeia produtiva da aviação.
O logotipo da Boeing é retratado na fábrica da empresa em Renton, Washington, em 15 de abril de 2025.

O logotipo da Boeing é retratado na fábrica da empresa em Renton, Washington, em 15 de abril de 2025.

Jason Redmond | AFP | Getty Images (Redação CNBC Internacional)

A Boeing e Airbus anunciaram nesta segunda-feira (8), a conclusão de operações distintas envolvendo a Spirit AeroSystems. A empresa, uma das maiores fabricantes de estruturas aeronáuticas do mundo, foi adquirida integralmente pela Boeing, enquanto a Airbus comprou plantas e linhas de produção específicas.

O movimento ocorre em meio a desafios enfrentados pela cadeia produtiva da aviação.

Com a compra, a Boeing internaliza toda a produção da Spirit destinada aos seus programas, incluindo as fuselagens do 737 e estruturas principais dos modelos 767, 777 e 787, além das fuselagens usadas nas aeronaves militares P-8 e KC-46.

A transação também leva para dentro da companhia seu maior fornecedor de peças de reposição, ampliando o portfólio global de serviços de manutenção, reparo e troca de componentes.

Leia mais:
Netflix–Warner: problema de concentração será analisado pelo governo, diz Trump
Paramount faz oferta hostil aos acionistas da Warner após Netflix anunciar aquisição

Partes das operações em Belfast (Irlanda do Norte) também passam ao controle da Boeing, que as administrará como subsidiária independente sob a marca Short Brothers, a Boeing Company.

Outras unidades nos Estados Unidos, como Wichita (Kansas), Dallas (Texas) e Tulsa (Oklahoma), serão integradas diretamente, assim como o Aerospace Innovation Center em Prestwick (Escócia), somando cerca de 15 mil funcionários ao quadro da fabricante americana.

“Este é um momento crucial na história da Boeing e para seu sucesso futuro, à medida que começamos a integrar as operações comerciais e de pós-venda da Spirit AeroSystems e a estabelecer a Spirit Defense”, afirmou o presidente e diretor executivo da Boeing, Kelly Ortberg.

Airbus

Já a Airbus passa a controlar seis operações da Spirit distribuídas por quatro países. Nos EUA, assume a planta de Kinston, dedicada a seções do A350. Na França, incorpora a unidade de Saint-Nazaire, também voltada à fuselagem do A350. Em Casablanca (Marrocos), fica com a fábrica que produz componentes do A321 e do A220.

No Reino Unido, a empresa passa a operar as unidades de Belfast, responsável por asas e parte da fuselagem do A220, e de Prestwick, fabricante de componentes de asas do A320 e do A350. A Airbus também transferirá a produção dos pylons do A220 de Wichita (EUA) para Saint-Eloi, em Toulouse (França).

Pelo acordo, a fabricante receberá uma compensação de US$ 439 milhões (cerca de R$ 2,34 bilhões, na cotação atual), “com os ajustes típicos do preço de compra e sujeita à revisão pós-fechamento de praxe”, segundo nota da companhia. Além disso, a Airbus receberá valores adicionais para liquidar passivos previstos nos contratos de compra.

A divisão da Spirit entre as duas gigantes do setor aeroespacial atende a uma exigência da União Europeia (UE), para garantir a continuidade do fornecimento de peças à Airbus e a manutenção da competitividade nos mercados globais de estruturas aéreas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;