CNBC

CNBCTodd Combs, CEO da Geico, está de mudança para a JPMorgan com aprovação de Warren Buffett

Saúde

Doutor Inovação: Nova classe de drogas vai mudar a economia

Publicado 08/12/2025 • 16:00 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) já caracteriza a obesidade como uma epidemia global, afetando mais de um bilhão de pessoas.
  • Nesse cenário, os medicamentos inibidores de GLP-1, presentes nas famosas canetas emagrecedoras, representam uma revolução no tratamento e no mercado farmacêutico.
  • O Doutor Pedro Batista, sócio da Horuss AI e comentarista do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, explicou como o GLP-1 atua no organismo, causando a perda de peso por meio da saciedade e do controle gástrico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já caracteriza a obesidade como uma epidemia global, afetando mais de um bilhão de pessoas. Nesse cenário, os medicamentos inibidores de GLP-1, presentes nas famosas canetas emagrecedoras, representam uma revolução no tratamento e no mercado farmacêutico.

O Doutor Pedro Batista, sócio da Horuss AI e comentarista do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, explicou como o GLP-1 atua no organismo, causando a perda de peso por meio da saciedade e do controle gástrico.

“O GLP-1 tem uma capacidade de não só influenciar na diminuição do esvaziamento gástrico, como também interferir na saciedade, atuando centralmente. Dessa maneira, essas medicações vão inibir a alimentação exagerada, influenciando diretamente na redução do ganho de peso”, afirmou.

Leia mais:
Doutor Inovação: como a tecnologia vai reduzir fraudes no sistema de saúde
Geração Z prefere aula presencial e emprego com carteira assinada, mostra pesquisa

A nova classe de drogas não apenas afeta a saúde, mas também gera um impacto econômico gigantesco, causando uma revolução financeira para as farmacêuticas: “A tecnologia por trás dessas medicações é o que realmente influenciou diretamente na redução de peso, causando uma grande revolução. As principais farmacêuticas produtoras dessas substâncias hoje têm uma capacidade absurda de geração de caixa, chegando a valer US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,44 trilhões) no mercado internacional”.

Evolução dos ativos e comprimidos

O tratamento evoluiu rapidamente, saindo da injeção diária para combinações de ativos e aplicações semanais, com a popularização da semaglutida: “Primeiro veio a liraglutida com uma injeção diária. Logo depois, veio a semaglutida, que não tem a necessidade diária de ficar fazendo aplicação. É aí que temos o Ozempic, fazendo a fama das canetinhas”.

A evolução mais recente combina o GLP-1 com outras substâncias, como o GIP, para resultados ainda mais significativos, e aponta para novas formas de administração: “Mais recente, temos a Tirzepatida [Mounjaro], que atua tanto no GLP-1 quanto no GIP. O paciente tem uma perda de peso mais significativa. A semaglutida acaba de ter o seu comprimido liberado em alguns países, o que facilita o tratamento e o barateamento desse custo inicial”.

Disputa de patentes e manipulação

As novas substâncias estão provocando uma mudança drástica nos modelos de tratamento e gerando uma intensa disputa no mercado farmacêutico, com desdobramentos até na legislação brasileira: “Estamos falando de uma mudança drástica nos modelos de tratamento. Vão mudar cada vez mais a economia, não só brasileira, mas mundial. Isso está trazendo muita briga dentro do mercado farmacêutico”.

No Brasil, a discussão sobre a manipulação se acirrou, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui normas diferentes para as substâncias: “A semaglutida e a liraglutida, de acordo com a última norma técnica da Anvisa, não são permitidas manipular. Porém, a tirzepatida, por ser uma substância que não é biológica, ainda pode ser manipulada de acordo com o rigor técnico. O governo brasileiro opta por favorecer pacientes com necessidades específicas para terem acesso mais adequado”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Saúde

;