Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Boom logístico: Black Friday eleva em 13% o volume de operações
Publicado 08/12/2025 • 18:07 | Atualizado há 58 minutos
Todd Combs, CEO da Geico, está de mudança para a JPMorgan com aprovação de Warren Buffett
Governo Trump perdoa multa milionária de companhia aérea americana; entenda
Fed deve cortar juros em dezembro e redesenhar estratégia de bancos centrais no mundo
Reino Unido mira ‘nova era nuclear’, mas esbarra em falhas estruturais e disputa global por tecnologia
Ações de montadoras sul-coreanas disparam após os EUA confirmarem redução de tarifas para 15%
Publicado 08/12/2025 • 18:07 | Atualizado há 58 minutos
KEY POINTS
Pablo de Luca /Estadão Conteúdo
Black Friday
A Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (Abol), que reúne empresas transportadoras de mercadorias e outros serviços na área, registrou um crescimento importante das atividades na Black Friday deste ano.
De acordo com levantamento da entidade, as atividades tiveram um crescimento médio de 13% em relação ao ano anterior, considerando armazenagem, distribuição, controle de estoque e transporte de cargas. Já o tíquete médio dos itens movimentado aumentou em um ritmo menor, na ordem de 5% a 6%.
“A Black Friday atualmente já faz parte do plano estratégico dos operadores logísticos que atendem o e-commerce e o varejo tradicional”, afirmou a diretora executiva da Abol, Marcella Cunha. “A Black Friday de 2025 evidenciou a maturidade da relação entre os operadores logísticos e o cliente final. Há uma compreensão maior por parte dos contratantes sobre os desafios da alta demanda”, acrescentou.
O crescimento das atividades foi muito puxada pelo comércio eletrônico. As vendas no varejo total brasileiro cresceram 1,9% na Black Friday deste ano, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O resultado reflete a alta de 16,1% no e-commerce, que bateu recorde no número de transações, compensado parcialmente por uma retração de 1,9% no varejo físico.
Leia mais:
Como a Black Friday 2025 movimentou o setor de entregas no Brasil
Efeito Black Friday e compras da China impulsionam recorde de transações no Pix; saiba o valor
Black Friday teve 1,3 milhão de pedidos no e-commerce até 18h
Para atender ao pico no tráfego de mercadorias, as empresas de logística investiram no aumento do quadro temporário de funcionários e na ampliação de turnos de trabalho, destacou a Abol. No questionário feito pela associação com as empresas integrantes do seu quadro, a ID Logistics, por exemplo, respondeu que nenhum cliente de e-commerce ficou abaixo da previsão esperada e que, de forma geral, as vendas ficaram acima das expectativas.
Já a Santos Brasil ressaltou que, no modal marítimo, a movimentação de bens de consumo manteve forte desempenho ao longo do ano, impulsionada por um avanço de 3% na importação de longo curso vinda da Ásia para o Brasil e pelos 19% de crescimento da cabotagem na comparação com o mesmo período de 2024, com destaque para a rota de Manaus para o Sudeste, especialmente para as linhas brancas ligadas à Black Friday. Esse avanço foi impulsionado principalmente pelos segmentos têxtil e esportivo, que foram os maiores drivers de volume.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: quanto o time pode faturar se vencer o Intercontinental da FIFA?
2
Paramount faz oferta hostil aos acionistas da Warner após Netflix anunciar aquisição
3
Japão emite alerta de tsunami após terremoto de grande magnitude no Pacífico
4
Quem tem dinheiro no Banco Master vai receber quando? Veja prazos do FGC em casos anteriores
5
Escândalo do Banco Master causa impactos em família de Daniel Vorcaro