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Boom logístico: Black Friday eleva em 13% o volume de operações

Publicado 08/12/2025 • 18:07 | Atualizado há 58 minutos

KEY POINTS

  • As atividades dos operadores logísticos cresceram em média 13% na Black Friday, considerando armazenagem, distribuição, controle de estoque e transporte de cargas.
  • O e-commerce avançou 16,1% e bateu recorde de transações, impulsionando a alta do setor logístico, enquanto o varejo físico recuou 1,9%.
  • Para atender ao pico de demanda, empresas ampliaram equipes e turnos, e companhias como a ID Logistics e a Santos Brasil registraram desempenho acima das expectativas, com destaque para a forte movimentação de produtos vindos da Ásia e pela cabotagem.
AL - BLACK/FRIDAY - ECONOMIA - A Black Friday é realizada pelo comércio de todo o país nesta 6ª feira (29.nov.2024) e deve movimentar R$ 5,22 bilhões, o que seria uma alta de 0,4% ante os R$ 5,20 bilhões de 2023, segundo projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Centro, Maceió, Alagoas 29/11/2024 - Foto:

Pablo de Luca /Estadão Conteúdo

Black Friday

A Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (Abol), que reúne empresas transportadoras de mercadorias e outros serviços na área, registrou um crescimento importante das atividades na Black Friday deste ano.

De acordo com levantamento da entidade, as atividades tiveram um crescimento médio de 13% em relação ao ano anterior, considerando armazenagem, distribuição, controle de estoque e transporte de cargas. Já o tíquete médio dos itens movimentado aumentou em um ritmo menor, na ordem de 5% a 6%.

“A Black Friday atualmente já faz parte do plano estratégico dos operadores logísticos que atendem o e-commerce e o varejo tradicional”, afirmou a diretora executiva da Abol, Marcella Cunha. “A Black Friday de 2025 evidenciou a maturidade da relação entre os operadores logísticos e o cliente final. Há uma compreensão maior por parte dos contratantes sobre os desafios da alta demanda”, acrescentou.

O crescimento das atividades foi muito puxada pelo comércio eletrônico. As vendas no varejo total brasileiro cresceram 1,9% na Black Friday deste ano, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O resultado reflete a alta de 16,1% no e-commerce, que bateu recorde no número de transações, compensado parcialmente por uma retração de 1,9% no varejo físico.

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Para atender ao pico no tráfego de mercadorias, as empresas de logística investiram no aumento do quadro temporário de funcionários e na ampliação de turnos de trabalho, destacou a Abol. No questionário feito pela associação com as empresas integrantes do seu quadro, a ID Logistics, por exemplo, respondeu que nenhum cliente de e-commerce ficou abaixo da previsão esperada e que, de forma geral, as vendas ficaram acima das expectativas.

Já a Santos Brasil ressaltou que, no modal marítimo, a movimentação de bens de consumo manteve forte desempenho ao longo do ano, impulsionada por um avanço de 3% na importação de longo curso vinda da Ásia para o Brasil e pelos 19% de crescimento da cabotagem na comparação com o mesmo período de 2024, com destaque para a rota de Manaus para o Sudeste, especialmente para as linhas brancas ligadas à Black Friday. Esse avanço foi impulsionado principalmente pelos segmentos têxtil e esportivo, que foram os maiores drivers de volume.

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