Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Após elogio de Trump, Stellantis lança novo modelo de veículo nos EUA; entenda
Publicado 08/12/2025 • 22:43 | Atualizado há 2 meses
CEO da Nvidia nega estar insatisfeito com a OpenAI e confirma investimento ‘enorme’
Ministra das Finanças da Índia projeta consolidação fiscal moderada no orçamento
Na América Latina, mini-dramas chineses estão revolucionando o mercado de streaming
Gigante chinesa AstraZeneca vai abrir capital em Nova York nesta segunda-feira (2)
Documentos ligam Musk a conversas sobre visita à ilha privada de criminoso sexual
Publicado 08/12/2025 • 22:43 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A Stellantis confirmou que vai lançar nos Estados Unidos o Fiat Topolino, um miniveículo elétrico classificado oficialmente como quadriciclo com velocidade máxima de 45 km/h e autonomia de até 75 quilômetros. A montadora não divulgou data de chegada, mas o CEO da Fiat, Olivier François, disse que mais detalhes serão anunciados ainda neste ano.
O anúncio ocorre menos de uma semana depois de o presidente Donald Trump elogiar na Casa Branca os microcarros “Kei”, populares no Japão, e demonstrar interesse em permitir modelos ultracompactos no mercado americano. “Eles são bem pequenos. São uma gracinha”, disse Trump na reunião com o CEO da Stellantis, Antonio Filosa. O presidente afirmou ter pedido ao secretário de Transportes, Sean Duffy, que retire barreiras regulatórias ao segmento.
Leia mais:
Netflix–Warner: problema de concentração será analisado pelo governo, diz Trump
Trump vai unificar regras de IA nos EUA; veja o que muda com a nova ordem executiva
Apesar da coincidência temporal, a Stellantis nega qualquer relação com os comentários de Trump. Segundo a empresa, o Topolino já vinha sendo testado junto ao público americano em eventos como salões do automóvel. O modelo, fabricado no Marrocos, é visto globalmente como uma alternativa de mobilidade urbana de baixo custo e baixa velocidade, destinada a deslocamentos muito curtos.
O movimento reacende uma discussão antiga: minicarros historicamente não tiveram boa aceitação nos EUA. O impulso mais recente veio logo após a crise de 2009, quando a Fiat adquiriu a então falida Chrysler. Mas a tentativa durou pouco. Em 2012, ano de pico, a marca vendeu quase 44 mil carros no país. Em 2023, as vendas ficaram próximas de 1,5 mil unidades.
Ainda assim, a discussão política sobre o tema reacendeu interesse. Trump argumenta que regulamentações americanas impedem a produção e circulação de microcarros, embora o entrave real esteja mais nos padrões de segurança e velocidade exigidos para classificação automotiva. “Como isso se sairia por aqui?”, perguntou o presidente na reunião. “Todo mundo parece achar que seria bom”.
Leia mais:
Trump e o genro se movimentam contra a compra da Warner Bros. pela Netflix
Trump aprova venda de chips de gigante da tecnologia para a China
Para a Stellantis, a aposta no Topolino pode funcionar como uma vitrine para reposicionar a Fiat nos EUA e testar o apetite do consumidor por soluções elétricas ultracompactas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Investir em Tesouro Direto atrelado à inflação é a bola da vez, dizem especialistas
2
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
3
Morre aos 42 anos Daniel Rocha, fundador da rede Açaí no Grau
4
Ex-sócio do Master tenta vender o Banco Pleno em meio a crise de liquidez
5
Bitcoin tomba abaixo de US$ 78 mil e continua em queda livre