CNBC

CNBCRepresentante de Trump desmente Casa Branca e muda prazo para compra de soja pela China

Mundo

‘Não vejo necessidade de os EUA quererem salvar a democracia na Europa’, afirma Merz

Publicado 09/12/2025 • 21:30 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Friedrich Merz afirmou que a nova estratégia de segurança dos EUA reforça a necessidade de a Europa se tornar “muito mais independente” de Washington em questões de defesa
  • O premier alemão criticou trechos do documento americano, que descreve aliados europeus como fracos e sinaliza apoio a partidos de extrema-direita, chamando algumas partes de “inaceitáveis” para a Europa
  • Merz rejeitou a ideia de que os EUA precisariam “salvar a democracia europeia”, dizendo que, se houvesse necessidade, os próprios europeus seriam capazes de fazê-lo

O presidente Donald Trump gesticula em direção à imprensa enquanto cumprimenta o chanceler alemão Friedrich Merz ao chegar à ala oeste da Casa Branca em Washington, DC, em 5 de junho de 2025.

Saul Loeb | Afp | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)

O primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, disse nesta terça-feira (9) que a nova estratégia de segurança nacional do governo de Donald Trump destaca a necessidade de a Europa se tornar “muito mais independente” dos Estados Unidos em termos de política de segurança. Ele também rejeitou a noção de que a democracia europeia precisa ser salva.

Leia mais:
Trump e o genro se movimentam contra a compra da Warner Bros. pela Netflix
Vamos trabalhar juntos em questões comerciais, diz presidente do México após encontro com Trump

A estratégia dos EUA, publicada na sexta-feira (5), retrata os aliados europeus como “fracos”, ao mesmo tempo que oferece apoio tácito a partidos políticos de extrema-direita. O país também foi crítico em relação à política europeia de liberdade de expressão e migração.

Na segunda-feira (8), o presidente do Conselho Europeu, António Costa, alertou os EUA contra a interferência nos assuntos da Europa e disse que apenas os cidadãos europeus podem decidir quais partidos devem governá-los.

Merz, líder da nação mais populosa da União Europeia e sua maior economia, disse que não ficou surpreso com o conteúdo da estratégia, que, segundo ele, estaria alinhado com uma palestra que o vice-presidente dos EUA, JD Vance, deu aos aliados europeus em Munique em fevereiro.

Leia mais:
Trump diz que Europa ‘não está lidando bem’ com a guerra na Ucrânia
Lula pede para Trump prender dono da Refit em Miami

Partes do documento são compreensíveis, mas “algumas delas são inaceitáveis para nós do ponto de vista europeu”, disse ele a repórteres na cidade de Mainz, no oeste da Alemanha. “Que os americanos queiram salvar a democracia na Europa agora, não vejo necessidade disso”, acrescentou Merz. “Se precisasse ser salva, nós gerenciaríamos isso sozinhos”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;