CNBC

CNBCNa disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do banco bentral diante de Trump

Mundo

Austrália indicia autor de ataque em Sydney por terrorismo e 15 homicídios

Publicado 17/12/2025 • 09:45 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Naveed Akram, de 24 anos, foi indiciado por 59 crimes, incluindo 15 homicídios e a prática de um ato terrorista após o massacre antissemita na praia de Bondi.
  • O ataque, ocorrido no domingo (14) contra judeus que celebravam o Hanukkah, resultou em 15 mortes e deixou mais de 20 pessoas hospitalizadas.
  • A polícia encontrou bombas e bandeiras do Estado Islâmico no carro da família, levando a Austrália a revisar sua legislação de armas e protocolos de proteção policial.

Naveed Akram, um dos responsáveis pelo ataque na praia de Bondi, em Sydney, foi indiciado por 59 crimes, incluindo 15 homicídios, nesta quarta-feira (17). O suspeito, de 24 anos, foi denunciado após acordar de um coma no hospital onde estava internado desde o último domingo (14), quando foi baleado pela polícia junto com seu pai, Sajid Akram, de 50 anos, que morreu no local.

De acordo com as autoridades, ele responde por um homicídio para cada vítima fatal, além de crime de terrorismo. Também foi denunciado por 40 casos de lesão corporal dolosa e por instalar um artefato explosivo próximo a um prédio, com intenção de provocar danos. A acusação formal ocorre no mesmo dia em que centenas de pessoas participam do início dos funerais das vítimas.

O ataque, classificado como antissemita, deixou 15 mortos no domingo, durante uma celebração do Hanukkah na região. Mais de 20 feridos seguem hospitalizados, e todas as vítimas identificadas até agora eram judias.

Leia também:

A polícia informou que o carro da família, encontrado próximo à cena do ataque, continha bombas e bandeiras artesanais do grupo terrorista Estado Islâmico. O advogado de Akram afirmou que o jovem não se declarou culpado e que não foi solicitado pedido de fiança.

Akram foi representado pela Assistência Jurídica de Nova Gales do Sul (Legal Aid NSW) e deverá permanecer sob custódia policial no hospital até que esteja em condições de ser transferido para uma unidade prisional.

Com o avanço das investigações, a Austrália passou a revisar a legislação sobre porte de armas e a avaliar se a proteção policial a comunidades judaicas em eventos como o de domingo foi suficiente diante das ameaças enfrentadas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;