CNBC

CNBCUnião Europeia aprova pacote de ajuda de mais de US$ 105 bilhões à Ucrânia para os próximos dois anos

Bolsa de Valores

Nike decepciona e puxa queda da Puma; Europa reage com cautela

Publicado 19/12/2025 • 06:56 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • O índice Stoxx 600 abriu praticamente estável, mas Puma e Adidas recuaram após preocupações com o desempenho da Nike, que caiu 10% no after-hours devido à fraqueza na China e ao impacto das tarifas da administração Trump.
  • O BCE elevou a projeção de crescimento da zona do euro (1,4% em 2025 e 1,2% em 2026), enquanto o Banco da Inglaterra reduziu a taxa de juros em 25 pontos-base; outros bancos centrais mantiveram suas taxas inalteradas.
Bolsa de valores Euronext é um dos principais mercados da Europa.

Eric Piermont/AFP

Bolsas da Europa fecharam em queda novamente

As ações europeias abriram mistas nesta sexta-feira (19), enquanto investidores digeriam uma série de decisões sobre taxas de juros e se preparavam para negociações orçamentárias críticas na França.

O índice pan-europeu Stoxx 600 pouco se alterava às 8h25 em Londres (5h25 em Brasília), com a maioria das principais bolsas regionais operando de forma estável.

Analisando ações individuais, os gigantes de vestuário esportivo Puma e Adidas caíram 1,9% e 0,7%, respectivamente, à medida que preocupações com o desempenho da rival americana Nike se espalharam para empresas do outro lado do Atlântico.

Leia mais: Nike divulga resultados do segundo trimestre fiscal de 2026

Embora a Nike tenha superado as estimativas de Wall Street com seu resultado do segundo trimestre fiscal, investidores ficaram preocupados com a fraqueza no mercado chinês e o impacto persistente do regime de tarifas da administração Trump.

As ações da Nike caíram 10% no after-hours, e o papel já acumula queda de 20% em relação à máxima de fevereiro.

A Puma foi uma das ações com pior desempenho no Stoxx 600 na manhã de sexta-feira.

Investidores europeus ainda digerem um dia repleto de decisões de bancos centrais: na quinta-feira, foram divulgadas atualizações de política monetária do Banco da Inglaterra, do Banco Central Europeu (BCE), do Norges Bank e do Riksbank. Todos, exceto o Banco da Inglaterra, que reduziu a taxa em 25 pontos-base, mantiveram suas principais taxas de juros inalteradas.

O BCE revisou para cima suas expectativas de crescimento econômico na zona do euro, projetando agora expansão de até 1,4% em 2025 e 1,2% em 2026.

Leia também: Puma processa linha esportiva de Tiger Woods por semelhança de logomarca

Nesta sexta-feira, traders europeus também ficarão de olho nas notícias da França, onde parlamentares devem realizar negociações orçamentárias críticas. Um comitê conjunto de políticos discutirá os termos de um plano de gastos para 2026, mas divergências ideológicas podem dificultar a obtenção de consenso.

A ausência de um avanço forçaria o primeiro-ministro Sebastien Lecornu a adotar medidas de emergência para permitir que gastos e empréstimos continuem no início do ano até que um orçamento seja aprovado.

No mês passado, Lecornu afirmou que a possível ausência de um orçamento antes do ano novo era um “perigo que paira sobre a França”, segundo a mídia local.

O país já enfrentou instabilidade política este ano, quando Lecornu, quinto primeiro-ministro francês em cinco anos, renunciou após 27 dias no cargo, sendo reinstalado na mesma semana.

Em outro front, autoridades da União Europeia anunciaram nesta sexta-feira a aprovação de um pacote de ajuda de 90 bilhões de euros (US$ 105,5 bilhões) para a Ucrânia, optando por não recorrer a ativos russos congelados para financiar empréstimos a Kyiv.

Entre os dados econômicos europeus de hoje estão a última leitura da confiança do consumidor alemão pelo GfK, os números de vendas no varejo do Reino Unido e o índice de confiança empresarial da Itália.

Do outro lado do Atlântico, investidores globais acompanharão dados sobre vendas de imóveis existentes e a versão final do índice de sentimento do consumidor de Michigan para dezembro. Os contratos futuros de ações em Wall Street operavam mistos na manhã de sexta-feira, após números de inflação mais moderados ajudarem os mercados americanos a interromper uma sequência de quatro quedas consecutivas na quinta-feira.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Bolsa de Valores

;