CNBC
Ryan Roslansky sorrindo em frente ao logo do LinkedIn

CNBCCEO do LinkedIn critica conselho clássico de carreira: “é ultrapassado e pouco realista”

Mundo

China mantém taxa de juros pelo sétimo mês consecutivo

Publicado 22/12/2025 • 06:53 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • As taxas de juros básicas para empréstimos de 1 e 5 anos permaneceram inalteradas em 3% e 3,5%, respectivamente.
  • A taxa de juros de 1 ano serve como referência para novos empréstimos, enquanto a taxa de 5 anos influencia as taxas de hipoteca.
  • A decisão surge em meio a dados econômicos desanimadores da China, divulgados em novembro.

Unsplash.

Bandeira da China

O banco central da China manteve inalteradas, na segunda-feira (22), as taxas básicas de empréstimos, mesmo diante de dados econômicos fracos na segunda maior economia do mundo e de uma desaceleração prolongada no setor imobiliário.

O Banco Popular da China (PBOC, na sigla em inglês) manteve as taxas prime de empréstimo de 1 ano e de 5 anos em 3% e 3,5%, respectivamente, pelo sétimo encontro consecutivo, em linha com uma pesquisa da Reuters.

Leia também:

A taxa de 1 ano serve como referência para novos empréstimos, enquanto a de 5 anos é utilizada como base para as taxas de hipotecas.

A decisão do PBOC ocorre em meio a dados econômicos decepcionantes da China em novembro, incluindo vendas no varejo e produção industrial abaixo do esperado.

As vendas no varejo cresceram 1,3% no mês passado em relação ao mesmo período do ano anterior, bem abaixo da previsão mediana da Reuters, de alta de 2,8%, e desacelerando em relação ao avanço de 2,9% registrado no mês anterior.

A produção industrial também ficou aquém das expectativas, com alta de 4,8% em novembro na comparação anual, frente à estimativa de crescimento de 5%, marcando o ritmo mais fraco desde agosto de 2024.

A China continua enfrentando uma desaceleração prolongada em seu setor imobiliário. O investimento em ativos fixos, que inclui o segmento imobiliário, recuou 2,6% no período de janeiro a novembro em relação ao mesmo intervalo do ano anterior, caiu mais acentuadamente do que a retração de 2,3% estimada pelos economistas.

Os preços de imóveis novos também continuaram em queda em novembro, evidenciando a persistente fragilidade do setor imobiliário chinês.

Os preços de novos imóveis caíram 1,2% nas cidades do primeiro nível, incluindo Pequim, Guangzhou e Shenzhen, enquanto os preços de imóveis usados ​​recuaram 5,8% em relação ao ano anterior.

Questionado sobre a pausa de sete meses na política monetária do PBOC, Eswar Prasad, professor de política comercial e economia da Universidade Cornell, disse à CNBC que “algum estímulo útil”, mas acrescentou que, em um momento de fraqueza do setor privado, “a política monetária provavelmente não terá tanta eficácia”.

“Com o enfraquecimento do impulso ao crescimento, eles terão de abrir as torneiras do estímulo, talvez algum estímulo financeiro e, idealmente, um pouco mais de estímulo fiscal, mas isso realmente precisa vir acompanhado de reformas mais amplas”, afirmou Prasad.

No início deste mês, o Ministério das Finanças da China informou que planeja emitir títulos especiais de longo prazo no próximo ano para financiar a construção de projetos estratégicos e novas iniciativas de infraestrutura.

As autoridades também prometeram “apoiar vigorosamente a implementação de ações especiais para transferência do consumo”, enquanto o país lida com pressões deflacionárias.

Um acordo comercial provisório com Washington, que resultou na suspensão de níveis proibitivos de tarifas sobre exportações chinesas, ainda pode ajudar o país a atingir a meta de crescimento econômico de “cerca de 5%” em 2025, à medida que aumenta as perspectivas de maiores embarques para os Estados Unidos.

O índice CSI 300 da China continental subiu 0,43% na segunda-feira. O iuan onshore ficou estável em 7,04 por dólar, enquanto o iuan offshore recuou levemente, sendo negociado a 7,03 por dólar.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;