CNBC

CNBCMonetizadores versus fabricantes: como o mercado de IA pode se fragmentar em 2026

Empresas & Negócios

Como Serena Williams levou mentalidade de campeã do tênis para os negócios

Publicado 27/12/2025 • 07:30 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • Serena Williams afirmou que a disciplina e a determinação exigidas no tênis de alto rendimento são diretamente aplicáveis ao mundo dos negócios, destacando que ambas as áreas exigem constância e preparo diário
  • Desde que se afastou das quadras em 2022, Serena passou a concentrar sua atuação no empreendedorismo e nos investimentos, com foco em empresas lideradas por mulheres e em projetos ligados a saúde, higiene e inovação
  • A ex-tenista destacou a desigualdade no acesso a capital, ao afirmar que menos de 2% dos investimentos são destinados a mulheres, percentual ainda menor para mulheres negras, e disse usar sua plataforma para ampliar esse debate

Uma das maiores lendas do tênis feminino, Serena Williams tem consolidado uma nova fase profissional fora das quadras desde que se afastou do esporte em 2022. Hoje, a ex-atleta atua como investidora e empreendedora, levando para os negócios a mesma mentalidade que marcou sua trajetória no esporte de alto rendimento.

Em entrevista exclusiva à CNBC, concedida durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, na França, Serena afirmou que a disciplina exigida no tênis é diretamente aplicável ao mundo empresarial.

Leia mais:
Negócios em Jogo: Copa do Mundo movimenta bilhões, mas prêmio é simbólico, analisa Cacá Bueno
Após vencer a Copa do Brasil, quais serão os próximos jogos do Corinthians?

“O tênis é assim, é todos os dias. Você tem que fazer isso todos os dias. Você tem que treinar. E os negócios são a mesma coisa. É exatamente a mesma coisa. Você precisa ser muito disciplinada e também determinada.”

Fundadora da Serena Ventures, empresa de capital de risco criada há seis anos, Serena explicou que sua entrada no mercado de investimentos veio da curiosidade e do desejo de entender como participar de transformações provocadas pela tecnologia em diferentes setores.

“Eu adoro pessoas curiosas. Eu adoro ser curiosa e adoro aprender sobre o que está por vir. Eu sentia que queria saber como investir nessas empresas que estão mudando a forma como vivemos nossas vidas.”

Durante o evento em Cannes, Serena também foi anunciada como empreendedora residente de um conglomerado voltado a bens de consumo nas áreas de higiene, saúde e nutrição. Segundo ela, o projeto foi desenvolvido ao longo de quase dois anos e tem como foco apoiar mulheres empreendedoras e inovadoras.

“Queremos fazer isso, mas queremos ter certeza de que é para mulheres, é para empreendedores, para os inovadores. Não se trata de nada disso que não seja desenvolver outras pessoas”, disse.

Ao falar sobre desigualdade no acesso a capital, Serena destacou que os números ainda são desafiadores para mulheres e pessoas de grupos sub-representados.

“Menos de 2% do investimento vai para mulheres. E menos ainda para mulheres de cor ou pessoas de cor.”

Mãe de duas filhas, Serena afirmou que a maternidade trouxe uma nova dimensão à sua intensidade e dedicação. “Agora eu coloco a paixão que tenho pelo tênis na maternidade. Aquela paixão intensa que eu tinha na quadra, eu coloco nas minhas filhas e no meu trabalho.”

Leia mais:
Quais são as equipes mais valiosas do esporte? Veja top 10
Corinthians: qual foi o faturamento total do time na Copa do Brasil? – Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC

Apesar de ter conquistado 23 títulos de Grand Slam ao longo de quase 30 anos de carreira, Serena disse evitar olhar para trás com frequência. “Eu não olho muito para trás. É cheio de nostalgia e, honestamente, é triste, porque eu sinto falta. Então eu tento não pensar nisso.”

Hoje, longe das competições profissionais, Serena diz estar focada em construir negócios, apoiar novos empreendedores e ampliar o impacto de seus investimentos. “O sucesso é definido de maneiras diferentes. E acho que é importante que as pessoas entendam que não há problema em definir o que é sucesso.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;