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Publicado 09/01/2025 • 11:49
KEY POINTS
Amazon.
Unsplash.
A Amazon, que se tornou uma potência em publicidade digital nos últimos anos, anunciou uma nova estratégia para impulsionar seus negócios no setor. A gigante do comércio eletrônico permitirá que outras empresas utilizem sua tecnologia de anúncios em suas próprias plataformas.
O serviço, batizado de Amazon Retail Ad Service, possibilitará que varejistas exibam anúncios contextuais, ou seja, direcionados e relevantes, em resultados de busca, páginas de produtos e outras áreas de seus sites. O anúncio foi feito pela Amazon na última quinta-feira (9).
Inicialmente disponível para varejistas dos Estados Unidos, o serviço cobrará taxas baseadas no volume de uso, mas os valores não foram divulgados.
A receita publicitária da Amazon, que já se destaca como uma das principais fontes de renda da empresa, atingiu US$ 14,3 bilhões (cerca de R$ 87 bilhões) no último trimestre de 2022, posicionando a companhia como terceira no mercado de publicidade digital, atrás apenas do Google e da Meta.
Apesar desse crescimento, a publicidade ainda representa uma fração do faturamento total da Amazon, que somou US$ 61,4 bilhões (R$ 373,7 bilhões) com vendas online e US$ 27,4 bilhões (R$ 166,7 bilhões) com serviços de computação em nuvem no mesmo período.
Grande parte da receita publicitária da empresa vem de anúncios patrocinados em produtos, que permitem a promoção de itens específicos. Com o novo serviço, os varejistas poderão personalizar o design, a posição e a quantidade de anúncios exibidos em seus sites, além de acessar ferramentas de mensuração e relatórios da Amazon.
Segundo a empresa, a ferramenta também poderá fornecer dados valiosos que ajudarão a melhorar as tecnologias de predição e recomendação de anúncios. Entre os primeiros clientes estão iHerb, Weee! (especializada em produtos asiáticos) e Oriental Trading Company, que vende artigos para festas e artesanato.
“Nossa proposta é trazer benefícios para varejistas, anunciantes e consumidores, ajudando a melhorar os resultados, aumentar vendas e enriquecer a experiência de compra”, afirmou Paula Despins, vice-presidente de mensuração de anúncios da Amazon, em nota oficial.
O lançamento acontece pouco antes da feira anual da Federação Nacional de Varejo, destacando o momento estratégico da Amazon.
Essa não é a primeira vez que a empresa vende sua tecnologia interna para terceiros. Em 2006, lançou o Amazon Web Services (AWS), e, em 2022, apresentou o Buy With Prime, um serviço que combina pagamentos e logística para outros varejistas.
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