CNBC

CNBCOracle anuncia saída de diretores mais velhos e reduz conselho

Economia Brasileira

UE-Mercosul: “Texto não é perfeito, mas foi o acordo possível”, diz Fiesp

Publicado 09/01/2026 • 13:54 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • Segundo nota da entidade, o acordo é abrangente, e mudará substancialmente a forma com que as empresas do Mercosul e da UE fazem negócios, importam, exportam e investem entre si.
  • “Para a Fiesp, o trabalho de verdade começa agora. Caberá a todos nós inovar, melhorar a produtividade e buscar incessantemente a excelência da porta para dentro das fábricas, onde já fazemos frente aos competidores europeus”, diz Paulo Skaf, presidente da Fiesp.
  • “O texto não é perfeito, mas foi o acordo possível para conciliar interesses de 31 países, em um cenário de transformação do comércio internacional”, afirma a Fiesp.

Divulgação / Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) recebeu com entusiasmo a autorização para a assinatura do acordo de comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Segundo nota da entidade, ela participou ativamente das negociações nas últimas décadas, com o objetivo principal de que o entendimento trouxesse valor real para as pessoas e para a indústria brasileira.

“O texto não é perfeito, mas foi o acordo possível para conciliar interesses de 31 países, em um cenário de transformação do comércio internacional”, afirma a Fiesp.

Segundo ainda a nota da Fiesp, o acordo é abrangente, e mudará substancialmente a forma com que as empresas do Mercosul e da UE fazem negócios, importam, exportam e investem entre si.

Leia mais: UE-Mercosul pode incrementar em R$ 37,5 bi as exportações brasileiras; confira alguns dos produtos beneficiados

“Para a Fiesp, o trabalho de verdade começa agora. Caberá a todos nós inovar, melhorar a produtividade e buscar incessantemente a excelência da porta para dentro das fábricas, onde já fazemos frente aos competidores europeus”, diz Paulo Skaf, presidente da Fiesp. “E trabalharemos para assegurar a isonomia competitiva que permita ao empreendedor nacional prosperar e tirar o máximo proveito das oportunidades que o acordo oferece.”

“Apesar do momento de celebração inicial, é importante destacar que o acordo ainda precisa ser assinado e ratificado pelo Congresso brasileiro e pelo Parlamento Europeu, para que os pilares econômico e comercial passem a vigorar o mais rápido possível e impactem positivamente a economia brasileira”, finaliza a nota da Fiesp.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;