CNBC

CNBCNova fase do GLP-1: comprimidos contra a obesidade avançam em 2026

Sucesso financeiro

O livro improvável que o co-CEO da Netflix usa como manual de liderança; confira

Publicado 11/01/2026 • 08:52 | Atualizado há 11 horas

KEY POINTS

  • O co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, não costuma carregar livros de gestão na bolsa de trabalho, deixá-los sobre a mesa ou empilhá-los na mesa de cabeceira.
  • Na verdade, Sarandos praticamente não lê livros de gestão.
  • Em vez disso, ele disse que prefere ler romances de ficção para aprender sobre liderança.
Ted Sarandos, CEO da Netflix. Foto: Ted Sarandos/Instagram.

Ted Sarandos, CEO da Netflix. Foto: Ted Sarandos/Instagram.

Ted Sarandos, CEO da Netflix. Foto: Ted Sarandos/Instagram.

O co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, não costuma carregar livros de gestão na bolsa de trabalho, deixá-los sobre a mesa ou empilhá-los na mesa de cabeceira. Na verdade, Sarandos praticamente não lê livros de gestão, afirmou em entrevista para um episódio do Leaders Playbook, da CNBC.

Em vez disso, ele disse que prefere ler romances de ficção para aprender sobre liderança. Seu livro de gestão favorito é Typhoon, uma novela de 1902 escrita por Joseph Conrad, que retrata um capitão de navio a vapor e sua tripulação enfrentando uma forte tempestade em alto-mar.

“À primeira vista, não parece uma história sobre gestão, mas acho que é a história de liderança mais poderosa que já li”, disse Sarandos, de 61 anos. “Eu leio esse livro repetidas vezes porque percebo que tiro algo diferente a cada nova leitura.”

Quando leu a obra pela primeira vez, há cerca de 20 anos, Sarandos disse que via o capitão como um imprudente, um “valentão” que colocava a si mesmo e sua família em risco. Em leituras mais recentes, ele passou a enxergar uma lição mais profunda sobre liderar em meio a conflitos e incertezas.

“Hoje, o que eu vejo é que, ao longo da vida e dos negócios, você toma muitas decisões que não saem como imaginava”, afirmou Sarandos. “O verdadeiro teste de liderança é: como você lida com isso?”

Sarandos entrou na Netflix em 2000 como chefe de operações de conteúdo e disse que também aprendeu a lidar com a incerteza ao trabalhar com o cofundador e então CEO da empresa, Reed Hastings. “Acho que a lição que ele me deixou é que você deve escolher as melhores pessoas, dar a elas as ferramentas para fazer o melhor trabalho de suas vidas e sair do caminho”, disse Sarandos.

Ele relembrou um episódio específico em que atuou com grande autonomia, ao assumir um “risco financeiro significativo” sem retorno garantido. Cerca de dez anos depois de entrar na empresa, Sarandos gastou US$ 100 milhões do caixa da Netflix para produzir a primeira série original da companhia, House of Cards, e aprovou duas temporadas de uma só vez — sem pedir autorização a Hastings.

“Quando ele me perguntou: ‘Por que você faria isso?’, eu respondi: ‘Reed, para mim é uma simples relação entre risco e retorno. Se a série fracassar, teremos pago caro demais por um programa. Fazemos isso o tempo todo. Mas, se der certo, podemos transformar completamente o negócio como o conhecemos’”, disse Sarandos.

Sarandos não é o único grande executivo que busca inspiração em histórias de ficção.

O estilo de liderança do fundador da Amazon, Jeff Bezos, foi parcialmente influenciado pelo livro The Remains of the Day, de Kazuo Ishiguro, segundo a biografia The Everything Store, escrita por Brad Stone. O cofundador da Microsoft, Bill Gates, também costuma destacar o valor da leitura de ficção. Em um post publicado em 25 de novembro, ele afirmou que alguns romances conseguem “revelar como algo importante realmente funciona”.

Qualquer pessoa pode extrair lições práticas de romances se exercitar o hábito de resumir a trama, analisar as motivações dos personagens e traçar paralelos entre os conflitos do livro e os desafios enfrentados no trabalho, afirmou Brooke Vuckovic, professora de liderança da Universidade Northwestern, à CNBC Make It, em janeiro de 2023.

“Os melhores líderes estão sempre em busca de formas de se desenvolver, e a ficção representa um caminho frequentemente subutilizado, extremamente poderoso, de baixo custo, contínuo e prazeroso para esse desenvolvimento — desde que seja lida da maneira correta”, afirmou Vuckovic.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Sucesso financeiro

;