Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Governo dos EUA envia agentes federais a Minneapolis após oficial da Imigração matar uma mulher
Publicado 11/01/2026 • 17:40 | Atualizado há 5 horas
Indonésia bloqueia temporariamente acesso ao Grok de Elon Musk devido a imagens sexualizadas
Agenda de Trump sobre Venezuela e saúde amplia fissuras entre republicanos no Congresso
Salário do sucessor de Buffett entra no topo do S&P 500; veja quanto
Nova fase do GLP-1: comprimidos contra a obesidade avançam em 2026
O livro improvável que o co-CEO da Netflix usa como manual de liderança; confira
Publicado 11/01/2026 • 17:40 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
REUTERS/David 'Dee' Delgado/File Photo
A Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, disse no domingo que o governo federal vai enviar mais agentes à Minneapolis depois que uma cidadã dos EUA foi baleada e morta por um agente do Immigration and Customs Enforcement (ICE) na quarta-feira.
“Estamos enviando mais oficiais hoje e amanhã; eles chegarão, haverá centenas a mais, para permitir que nossos agentes do ICE e da Patrulha de Fronteira que estão trabalhando em Minneapolis atuem com segurança”, disse Noem em uma aparição no programa “Sunday Morning Futures” da Fox News.
O recente reforço ocorre depois que Renee Nicole Good, cidadã americana, foi baleada e morta por um oficial do ICE na quarta-feira. Noem afirmou, sem apresentar provas, que Good estava envolvida em um ato de terrorismo doméstico quando foi baleada.
“Se você olhar para a definição de terrorismo doméstico, ela se encaixa completamente na situação no terreno”, afirmou Noem em entrevista ao “State of the Union” da CNN. “Este oficial foi atingido pelo veículo dela, ela o transformou em arma, e ele defendeu sua vida, a dos colegas ao redor e do público.”
Good, de 37 anos, foi baleada por um agente do ICE posicionado na frente de seu carro na quarta-feira enquanto dirigia seu SUV para frente, após os agentes tentarem retirá-la do veículo. O agente do ICE foi identificado como Jonathan Ross, segundo duas fontes familiarizadas com a investigação informaram ao MS Now.
Vídeos do incidente surgiram na quarta-feira, provocando protestos e um escrutínio nacional sobre as táticas da administração Trump enquanto executa sua agenda de deportações em massa.
A administração e Noem defenderam Ross, argumentando que Good tentou atropelá-lo com seu veículo, e prometeram enviar mais agentes a Minneapolis. A administração já havia deslocado mais oficiais federais para a região em meio a relatos de fraude generalizada em serviços sociais.
Questionada pelo apresentador da CNN, Jake Tapper, sobre por que se sentia confortável em rotular Good como terrorista doméstica antes que a investigação sobre o tiroteio fosse concluída, Noem disse, sem provas: “Tudo o que eu disse foi comprovadamente factual e verdadeiro.” Democratas ameaçaram processar Noem por impeachment devido à morte, destacando que uma investigação sobre o incidente está em andamento. Na quinta-feira, autoridades estaduais do Bureau de Apuração Criminal de Minnesota afirmaram que o FBI estaria dificultando a investigação no nível estadual.
Leia mais:
Vídeo mostra momento antes de mulher ser morta por agente do ICE nos EUA
O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, em entrevista no domingo ao “Meet the Press” da NBC, exigiu uma investigação imparcial do incidente.
“Vamos deixar a investigação nas mãos de alguém que não seja parcial”, disse ele. “Não vamos deixá-la exclusivamente sob controle do FBI, do governo federal ou do Departamento de Justiça.”
“Quando você tem uma administração federal tão rápida em adotar uma narrativa em vez da verdade, acho que todos nós precisamos nos pronunciar”, acrescentou Frey.
Frey também se irritou com a caracterização das ações de Good por Noem.
“Eles estavam tentando sair do local; essa não é uma pessoa que está tentando atropelar um agente do ICE”, disse Frey.
No CNN, Noem culpou Frey e outros democratas, incluindo o governador de Minnesota, Tim Walz, pelo tiroteio, argumentando que a retórica deles incentivou pessoas a tentar obstruir o ICE. Frey pediu que o ICE “saísse imediatamente de Minneapolis” logo após o tiroteio.
“Eles politizaram de forma extrema e falaram de maneira inapropriada sobre a situação no terreno na cidade deles, inflamaram o público”, disse Noem na CNN no domingo. “Eles incentivaram o tipo de destruição e violência que vimos em Minneapolis nos últimos dias.”
Frey, ao ser questionado na NBC para responder a Noem, disse: “Desculpe por ofender os ouvidos sensíveis deles.”
“Eu soltei um palavrão, e eles mataram alguém. Acho que o ‘matar alguém’ é o elemento inflamado aqui, não o palavrão”, disse Frey.
No “Meet the Press” da NBC, no domingo, o czar de fronteira da Casa Branca, Tom Homan, argumentou que todos deveriam “deixar a investigação acontecer”.
“Não sei o que [a secretária] sabe que eu não sei”, disse Homan, embora tenha afirmado acreditar que o que Good fez foi ilegal.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
3
EXCLUSIVO: Times Brasil I CNBC tem acesso à carta de Daniel Vorcaro ao STF; veja o documento
4
Tragédia com artista popular colombiano impacta mercado latino de música
5
Riqueza no subsolo, baixa produção: Brasil responde por menos de 1% na corrida global por terras raras