CNBC
Dina Powell, deputy national security adviser for strategy.

CNBCMeta nomeia aliada de Trump, Dina Powell McCormick, como presidente e VP do conselho

Notícias do Brasil

Bolsonaro passa mal na prisão e defesa prepara novo pedido de domiciliar

Publicado 12/01/2026 • 07:46 | Atualizado há 3 horas

Foto de Bolsonaro

Evaristo Sá/AFP

O vereador Carlos Bolsonaro afirmou em uma rede social que o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a passar mal neste domingo (11), enquanto cumpre pena em uma unidade da Polícia Federal. Na publicação, Carlos divulgou uma foto do pai de costas e relatou que ele enfrenta crises recorrentes de vômito.

Bolsonaro está preso em uma cela especial e cumpre pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

“Prezados, o médico do meu pai foi acionado hoje, domingo, 11 de janeiro de 2026, após sermos informados de que suas crises persistentes de soluços evoluíram para um quadro de azia constante, o que tem dificultado sua alimentação e seu descanso”, escreveu o vereador.

Leia também: Flávio Bolsonaro diz que tem ‘chance zero’ de desistir de candidatura

Segundo Carlos Bolsonaro, a defesa do ex-presidente pretende protocolar um novo pedido de prisão domiciliar humanitária, alegando agravamento do quadro de saúde. Na mesma publicação, o vereador afirmou que os episódios de vômito estariam relacionados às sequelas do atentado sofrido por Bolsonaro em 2018. Carlos também voltou a criticar a condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e listou os crimes pelos quais o ex-presidente foi condenado.

O relato ocorre poucos dias após Bolsonaro ter sido autorizado a realizar exames médicos fora da unidade prisional. Após sofrer uma queda da cama e apresentar um quadro de leve traumatismo craniano, o ex-presidente recebeu autorização do ministro do STF Alexandre de Moraes para passar por avaliações médicas na última quarta-feira (7), no Hospital DF Star, em Brasília.

A autorização atendeu a um pedido da defesa, apresentado após Bolsonaro relatar que caiu da cama durante a noite, enquanto dormia. Um laudo médico apontou “leve traumatismo craniano e contusões em braços e pés”. Segundo os advogados, os exames eram “essenciais para adequada avaliação neurológica”, com o objetivo de “afastar risco concreto de agravamento do quadro e prevenir eventuais complicações neurológicas”.

Foram realizados exames de tomografia computadorizada de crânio, ressonância magnética de crânio e eletroencefalograma. De acordo com a equipe médica, o ex-presidente estava “consciente e orientado, sem sinais de déficit neurológico” e “hemodinamicamente estável”, embora apresentasse “leve desequilíbrio na posição ortostática” e lesões superficiais no rosto e no pé esquerdo.

Leia também: Lula veta integralmente PL da Dosimetria, que reduziria penas de Bolsonaro e outros condenados

O documento médico informa ainda que Bolsonaro está em pós-operatório recente de hemiorrafia inguinal bilateral, utiliza CPAP para tratamento de apneia do sono e faz uso de medicamentos com ação no sistema nervoso central, além de anticoagulantes.

Na decisão, o ministro determinou que o transporte e a segurança fossem realizados pela Polícia Federal de forma discreta, com acesso ao hospital pelas garagens. A corporação também ficou responsável por manter vigilância integral durante os exames e no retorno do ex-presidente à unidade prisional, além de alinhar previamente os procedimentos com a direção do hospital.

(*com informações de Estadão Conteúdo)

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;