CNBC
Presidente do Fed Jerome Powell

CNBCRepublicanos pressionam governo contra investigação a Jerome Powell nos EUA; entenda

Mundo

Conta de luz e IA entram no radar de Trump com expansão de data centers; entenda

Publicado 12/01/2026 • 22:42 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Trump afirma que Microsoft fará mudanças para evitar repasse de custos de energia aos consumidores
  • Expansão de data centers para IA eleva demanda elétrica e pressiona tarifas em alguns estados dos EUA
  • Empresa ainda não detalhou quais medidas serão adotadas e não comentou o anúncio
Como a IA começou a redesenhar o mapa dos EUA

Como a IA começou a redesenhar o mapa dos EUA

Como a IA começou a redesenhar o mapa dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (12) que a Microsoft deve anunciar mudanças para garantir que consumidores americanos não sejam impactados por aumentos na conta de luz associados à expansão de data centers voltados à inteligência artificial.

Em publicação na rede Truth Social, Trump disse que a empresa fará “mudanças importantes a partir desta semana” e que seu governo trabalha com grandes companhias de tecnologia para evitar que os custos de energia sejam repassados à população.

“Eu nunca quero que os americanos paguem mais caro na conta de luz por causa dos data centers. Por isso, meu governo está trabalhando com as principais empresas de tecnologia para garantir esse compromisso”, escreveu o presidente.

Leia mais:
Trump publica imagem como “Presidente em exercício da Venezuela”
Ex-presidentes do Fed veem ameaça à independência em investigação do governo Trump

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre quais ajustes a Microsoft adotará nem como o compromisso será implementado. A empresa não respondeu imediatamente a pedidos de comentário.

A declaração ocorre em um contexto de pressão política para reduzir custos ao consumidor antes das eleições legislativas deste ano. Trump tem buscado iniciativas para mitigar os efeitos econômicos das tarifas impostas em 2025, que continuam a repercutir sobre a inflação e o consumo.

Enquanto isso, as grandes empresas de tecnologia aceleram investimentos em infraestrutura para sustentar o crescimento da inteligência artificial, elevando significativamente a demanda por energia. Na semana passada, a Meta anunciou acordos com três companhias de geração nuclear para abastecer um novo data center em Ohio.

Dados citados pela CNBC mostram que as concessionárias de energia cobraram, em média, 6% a mais na conta de eletricidade em agosto na comparação anual, incluindo estados que concentram grande número de data centers.

Trump elogiou a Microsoft por colaborar com o esforço de contenção de custos e sugeriu que outras empresas devem adotar compromissos semelhantes.

Leia mais:
Superávit bilionário com o Irã põe Brasil no radar do novo tarifaço de Trump
Trump ameaça impor tarifa a países que fizerem negócios com o Irã; entenda

A própria Microsoft tem monitorado o impacto de seus projetos nas comunidades locais. Em setembro, durante uma reunião pública em Wisconsin, o presidente e vice-presidente do conselho da companhia, Brad Smith, afirmou que a empresa busca evitar que moradores paguem mais caro pela eletricidade em função da presença de seus centros de dados.

Apesar da continuidade de alguns projetos, a Microsoft também recuou recentemente de um plano de construir um data center em Caledonia, Wisconsin, após forte oposição local. O empreendimento ficaria a cerca de 30 quilômetros de uma instalação já existente em Mount Pleasant.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;