Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Master: Toffoli determina que material apreendido seja encaminhado para a Procuradoria Geral da República
Publicado 14/01/2026 • 19:35 | Atualizado há 14 horas
BREAKING NEWS:
IA de Elon Musk entra na mira da Justiça dos EUA; entenda
Cerebras fecha megacontrato com OpenAI e aquece corrida por chips de IA
Ataques de Trump ao Fed colocam em risco a estabilidade financeira global, alerta ex-presidente do BCE
A cartilha de Trump sobre Groenlândia, Venezuela e Irã para enfrentar a China
Ford amplia linha de SUVs de alto desempenho com modelo ‘mais acessível’
Publicado 14/01/2026 • 19:35 | Atualizado há 14 horas
KEY POINTS
Divulgação e Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) faça a extração e a análise de todo o material apreendido na operação envolvendo o Banco Master nesta quarta-feira (14).
A decisão veio após manifestação do procurador-geral da República pedindo a reconsideração de uma determinação anterior do relator. Toffoli havia ordenado que os bens e dispositivos apreendidos na operação fossem lacrados e acautelados na sede do STF. Em seguida, a autoridade policial solicitou revisão da medida, apontando “riscos de frustração” caso não houvesse a imediata submissão dos dispositivos à exploração técnica-pericial.
Ao analisar o pedido, Toffoli afirmou que, com o êxito da operação realizada no dia, o material colhido deve ser apreciado pelo titular da ação penal para a adequada formação da opinião do Ministério Público sobre materialidade e autoria dos delitos em apuração.
“A providência requerida pelo Procurador-Geral da República permitirá que o órgão acusador, destinatário do material probatório colhido nos autos, tenha uma visão sistêmica dos supostos crimes de grandes proporções por ele, em tese, identificados até o presente momento”, diz Toffoli na decisão.
Leia mais:
Toffoli exige provas lacradas e centraliza caso do Banco Master no STF
Banco Master: Toffoli critica descumprimento de ordens e dá prazo de 24 horas para Polícia Federal se explicar
O ministro também registrou que a investigação, segundo a decisão, tem escopo mais amplo e não se confunde com apurações anteriores. No despacho, Toffoli menciona que, em tese, teriam sido identificadas práticas envolvendo gestão fraudulenta de fundos, desvio de valores e branqueamento de capitais, em um quadro de suposto aproveitamento de vulnerabilidades do mercado de capitais e do sistema de regulação e fiscalização.
“A presente investigação tem um escopo mais amplo e não se confunde com os inquéritos anteriores, pois revelou que fundos eram usados para gestão fraudulenta, desvio de valores e branqueamento de capitais pelo Banco Master, supostamente aproveitando vulnerabilidades do mercado de capitais e do sistema de regulação”, apontou Toffoli.
Com a reconsideração, o ministro defere o pedido da PGR e autoriza, “desde logo”, o encaminhamento direto do material ao órgão.
Também determina que a PGR adote cautelas para custódia: manter os aparelhos carregados e desacoplados de redes telefônicas e de wi-fi, para preservar o conteúdo e viabilizar extração e perícia.
A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira a segunda fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de fraudes atribuídas ao Banco Master. Um dos alvos foi o dono do banco, Daniel Vorcaro. Em novembro do ano passado, ele chegou a ser preso na primeira fase da operação, prestes a embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Nesta quarta, o cunhado de Vorcaro, Fabiano Zettel, alvo da operação, chegou a ser detido em um aeroporto com destino também a Dubai e foi liberado em seguida. A PF voltou a mirar Vorcaro após apontar suspeita de “novos ilícitos”.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
O que muda para quem já tem visto válido, após EUA congelarem concessão de vistos do Brasil?
3
Flamengo: quanto o time está disposto a pagar para ter Paquetá de volta?
4
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto
5
A cartilha de Trump sobre Groenlândia, Venezuela e Irã para enfrentar a China