Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
O futuro do consumidor em 2026: quais são os quatro perfis que vão redefinir o mercado
Publicado 25/01/2026 • 09:30 | Atualizado há 3 horas
Governador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais uma morte
Musk: robotaxis da Tesla estarão por toda parte nos EUA até o fim do ano
Ex-integrante do governo Trump quer construir megadatacenter na Groenlândia; o plano vai dar certo?
Databricks reforça o caixa com R$ 9,5 bi e prepara o terreno para IPO histórico
Como Irã consegue influenciar preços de petróleo mesmo sem ser um grande produtor?
Publicado 25/01/2026 • 09:30 | Atualizado há 3 horas
Freepik
Em um cenário marcado por desinformação, burnout, crise de confiança e rápidas transformações tecnológicas, o consumidor de 2026 será tudo, menos previsível. Segundo o relatório Future Consumer 2026, da WGSN, quatro grandes perfis vão moldar decisões de compra, expectativas em relação às marcas e a própria ideia de consumo nos próximos anos: os Imparciais, os Autônomos, os Brilhantes e os Sinergistas.
Esses comportamentos refletem uma mudança profunda: o consumo deixa de ser apenas transação e passa a ser expressão de valores, identidade, cuidado e propósito.
Leia também: Carrinhos abandonados: especialista explica por que consumidores desistem no checkout
Em meio à crise de desinformação, os Imparciais são consumidores que rejeitam discursos vazios e storytelling superficial. Eles priorizam fatos, transparência e mensagens honestas, preferindo comunicações claras e processos de compra simplificados. Para esse grupo, a confiança é construída com dados, clareza e verdade – não com promessas exageradas ou campanhas excessivamente polidas.
Esse comportamento mostra um consumidor mais crítico, atento e exigente, que quer entender exatamente o que está comprando e por quê.
Leia também: Visa e Mastercard se preparam para um mundo em que agentes de IA fazem compras por você
Os Autônomos seguem um caminho próprio. Eles rejeitam padrões impostos, desafiam normas sociais e encontram propósito ao definir seus próprios valores, muitas vezes em coletivos de apoio e comunidades alternativas. São consumidores que veem o consumo como uma extensão da sua autonomia, buscando marcas que respeitem sua individualidade e que não tentem enquadrá-los em modelos prontos.
Mais do que produtos, eles procuram pertencimento, representatividade e liberdade de escolha.
Leia também: Perplexity anuncia produto gratuito para simplificar compras online
Impactados pelo burnout e pela pressão por performance, os Brilhantes estão em busca de uma vida mais simples e significativa. Eles rejeitam a ideia de sucesso baseada apenas em grandes marcos e passam a valorizar os “minorstones” – pequenas conquistas do dia a dia, como cuidar da saúde, fortalecer laços comunitários ou encontrar alegria em hobbies terapêuticos.
Esse grupo também está migrando de grandes centros urbanos para regiões suburbanas e rurais, priorizando bem-estar, cuidado, comunidade e qualidade de vida. Para eles, consumir é um ato de cuidado consigo mesmos, com os outros e com o planeta.
Leia também: Esqueça os Millennials ou Geração Z: são os 50+ que impulsionam oportunidades de investimentos; entenda
Os Sinergistas enxergam o consumo como uma ferramenta para melhorar o mundo. Curiosos e engajados, eles defendem a simbiose entre humanos e tecnologia e acreditam no poder da colaboração cultural para criar soluções mais inclusivas e sustentáveis. Seu comportamento é guiado pela ideia de que inovação, diversidade cultural e impacto positivo devem caminhar juntos – tanto no ambiente digital quanto no físico.
Eles esperam que as marcas atuem como agentes de transformação, conectando pessoas, culturas e tecnologias de forma responsável.
O relatório da WGSN mostra que o consumidor do futuro não quer apenas comprar: ele quer entender, participar, cuidar e transformar. Seja buscando transparência, autonomia, bem-estar ou impacto positivo, esses quatro perfis apontam para um mercado onde confiança, propósito e relevância social serão tão importantes quanto preço e produto.
Em 2026, vencerá quem souber dialogar com esses comportamentos de forma honesta, humana e alinhada aos novos valores que estão redesenhando a relação entre marcas e pessoas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Aniversário de São Paulo tem final da Copinha no Pacaembu às 11h; saiba mais
3
Aniversário de São Paulo: conheça 4 experiências para celebrar os 472 anos da cidade
4
Copinha: veja os craques revelados que renderam cifras milionárias aos finalistas
5
Grêmio inova e lança venda de pacotes de ingressos ‘modelo europeu’ no Brasil