CNBC
Avião de binquedo em cima de notas de ólar

CNBCComo remédios para obesidade podem engordar as contas das companhias aéreas

Notícias do Brasil

Maioria dos brasileiros apoia ação dos EUA na Venezuela, mas defende neutralidade do Brasil

Publicado 19/01/2026 • 11:10 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • A maioria dos brasileiros apoia a recente ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, mas defende que o Brasil mantenha uma postura neutra diante do episódio.
  • Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros concordam total ou parcialmente com a operação.

REUTERS/Adam Gray

O presidente venezuelano capturado, Nicolás Maduro, é escoltado enquanto se dirige ao Tribunal Federal dos Estados Unidos Daniel Patrick Moynihan, em Manhattan, para uma audiência inicial a fim de responder a acusações federais nos EUA, incluindo narco-terrorismo, conspiração, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, entre outras, no heliporto de Downtown Manhattan, na cidade de Nova York, EUA, em 5 de janeiro de 2026.

A maioria dos brasileiros apoia a recente ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura de Nicolás Maduro e de sua esposa na madrugada de 3 de janeiro, mas defende que o Brasil mantenha uma postura neutra diante do episódio. É o que revela pesquisa Ipsos-Ipec realizada entre 10 e 14 de janeiro, com 2 mil entrevistados em 130 municípios.

Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros concordam total ou parcialmente com a operação. Outros 28% discordam, enquanto 6% se dizem indiferentes e 15% não opinaram.

O apoio à intervenção é mais elevado entre pessoas com renda familiar acima de cinco salários mínimos (62%), evangélicos (61%), jovens de 25 a 34 anos (60%) e homens (58%).

Leia também: Trump posta foto de Maduro capturado e algemado

O recorte político mostra forte polarização: entre eleitores de Jair Bolsonaro em 2022, a concordância chega a 73%, contra 34% entre os que votaram em Lula. Já a discordância é mais expressiva no Nordeste, onde alcança 35%.

O que está por trás da operação

Apesar do apoio, não há consenso sobre as motivações do país liderado por Donald Trump. Para 26% dos entrevistados, o principal fator foi o interesse no controle do petróleo e dos recursos naturais venezuelanos. A defesa da democracia e dos direitos humanos aparece em segundo lugar (22%), seguida pelo combate ao narcotráfico (18%). Outros 23% não souberam responder.

A leitura de interesse econômico é mais frequente entre brasileiros com maior escolaridade e renda, enquanto a justificativa ligada à democracia ganha mais peso entre evangélicos e eleitores de Bolsonaro.

Para Marcia Cavallari, head da Ipsos-Ipec, os dados revelam “um apoio pragmático à ação contra um regime visto como autoritário, combinado a uma desconfiança histórica sobre as reais intenções das intervenções geopolíticas na América Latina”.

Quando o foco se volta ao Brasil, prevalece a cautela. Para 29%, a ação dos EUA terá impactos negativos para o país; 23% veem consequências positivas; e 28% avaliam que não haverá efeitos relevantes. Outros 20% não souberam opinar. A percepção negativa é maior entre pessoas com ensino superior, enquanto a visão positiva se concentra entre evangélicos e eleitores de Bolsonaro.

Questionados sobre qual deveria ser a postura do governo brasileiro, dois em cada três entrevistados (66%) defendem a neutralidade. Apenas 17% acham que o Brasil deveria apoiar os Estados Unidos, e 9% defendem uma posição contrária.

A pesquisa também indica que a maioria não teme uma ação semelhante no Brasil: 57% dizem não ter medo algum. Ainda assim, 37% relatam algum grau de preocupação. Embora 53% considerem improvável uma intervenção americana no país, 38% avaliam que há risco médio ou alto de algo semelhante ocorrer.

Para Cavallari, a preferência pela neutralidade “é um recado claro à diplomacia brasileira” e representa um raro consenso em um ambiente político marcado pela polarização.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;