CNBC

CNBCJerome Powell pode permanecer no Fed mesmo após ser destituído; entenda

Mundo

Deputado dinamarquês xinga Trump em discurso e é repreendido no Parlamento; vídeo

Publicado 20/01/2026 • 22:46 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Deputado dinamarquês é repreendido no Parlamento Europeu após ofender Donald Trump durante discurso sobre a tentativa dos EUA de assumir o controle da Groenlândia.
  • Mesa Diretora da Casa advertiu que o uso de linguagem ofensiva não é permitido, independentemente de divergências políticas, e indicou que o parlamentar pode sofrer consequências.
  • O episódio ocorre em meio à escalada de tensões entre Washington e países europeus, após Trump reforçar que não pretende recuar no plano envolvendo o território estratégico no Ártico.

Reprodução/Instagram

O deputado dinamarquês Anders Vistisen

Um discurso no Parlamento Europeu expôs nesta semana o grau de tensão entre líderes europeus e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio à disputa envolvendo a Groenlândia. O deputado dinamarquês Anders Vistisen foi repreendido pela Mesa Diretora da Casa após ofender Trump durante uma sessão oficial.

Ao se dirigir ao plenário no dia 13 de janeiro, Vistisen criticou de forma direta a ofensiva americana para tentar assumir o controle do território autônomo dinamarquês. “Caro presidente Trump, preste bem atenção. A Groenlândia faz parte do reino dinamarquês há 800 anos. É um país integrado. Não está à venda”, afirmou o parlamentar.

Leia mais:
Trump diz que “gosta” de Lula ao comentar seu papel no Conselho da Paz e Mercosul
CNBC entrevista Trump nesta quarta, direto do Fórum Econômico Mundial, em Davos

Em seguida, elevou o tom: “Vou falar de um jeito que talvez o senhor entenda: senhor presidente, vá se f****”, disse, antes de concluir o discurso e deixar a tribuna.

A declaração provocou reação imediata do vice-presidente do Parlamento Europeu, Nicolae Ștefănuță, que advertiu o deputado. “Se a tradução estiver correta, o termo que o senhor usou não é permitido nesta casa e haverá consequências pela mensagem que o senhor transmitiu. Não é aceitável nesta casa da democracia”, afirmou. “Independentemente do que pensamos sobre o senhor Trump, não é possível usar esse tipo de linguagem”, completou, sob aplausos.

Vistisen integra o partido de direita Partido do Povo Dinamarquês e está em seu terceiro mandato no Parlamento Europeu. Ele atua nas comissões de Direitos das Mulheres e Igualdade de Gênero e na delegação para relações com o Irã.

O episódio ocorre em um momento de escalada diplomática. Trump tem reforçado publicamente a intenção de ampliar o controle dos Estados Unidos sobre a Groenlândia, território estratégico no Ártico e aliado da OTAN. Nesta semana, o presidente americano afirmou que o plano “não tem volta”, o que intensificou reações negativas na Europa.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;