Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Pesquisa da PwC aponta que Brasil lidera uso de inteligência artificial entre profissionais
Publicado 22/01/2026 • 09:35 | Atualizado há 2 horas
ALERTA DE MERCADO:
Publicado 22/01/2026 • 09:35 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Pixabay
Inteligência artificial
O Brasil apresenta um nível de adoção de inteligência artificial (IA) superior à média global, segundo pesquisa realizada pela consultoria PwC em 48 países. O levantamento mostra que 71% dos profissionais brasileiros afirmam ter utilizado ao menos uma ferramenta de IA nos últimos 12 meses, percentual acima da média mundial, de 54%.
Entre os brasileiros que testaram a tecnologia, 83% relataram melhora na qualidade do trabalho e 79% apontaram ganhos de produtividade. No cenário global, esses índices são menores: 75% e 74%, respectivamente, indicando um grau de aceitação mais elevado no mercado brasileiro.
O estudo ouviu 49.843 profissionais, em 48 países, entre julho e agosto de 2025. A amostra ampla permitiu avaliar não apenas o nível de experimentação, mas também a forma como a tecnologia tem sido incorporada à rotina de trabalho.
Leia também: FMI: novas habilidades e inteligência artificial estão mudando o mercado de trabalho
Apesar do alto índice de experimentação, o uso recorrente da tecnologia segue restrito. Apenas 26% dos profissionais brasileiros afirmam utilizar ferramentas de IA diariamente, frente a 14% no recorte global. O levantamento indica que a distância entre testar e adotar de forma contínua ainda é significativa.
De acordo com a pesquisa Global Hopes and Fears 2025, esse cenário reflete tanto fatores comportamentais quanto desafios estruturais. Entre eles, estão dificuldades relacionadas à implantação das ferramentas, à integração com sistemas existentes e às preocupações com segurança de dados, processos internos e governança.
A adoção de soluções mais avançadas também permanece limitada. Apenas 10% dos profissionais no Brasil afirmam usar diariamente agentes de IA, sistemas capazes de executar tarefas de forma autônoma e tomar decisões. No cenário global, esse percentual cai para 6%.
Os dados indicam que, embora a inteligência artificial já esteja impactando a forma como o trabalho é realizado, seu potencial ainda não foi plenamente incorporado às rotinas corporativas. O descompasso entre o interesse inicial e o uso consistente revela uma oportunidade para as empresas.
Segundo a pesquisa, há margem para ampliar ganhos de produtividade, inovação e competitividade, desde que a adoção da tecnologia seja acompanhada de estratégia, capacitação e ajustes organizacionais. A simples disponibilização das ferramentas, sem treinamento adequado ou direcionamento claro, tende a limitar os resultados.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Foguete SLS da Nasa leva astronautas de volta à Lua após 54 anos
2
Reservas de água doce da Groenlândia são vistas como “capital congelado”
3
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
4
Banco do Brasil adota postura cautelosa para dividendos
5
Mastercard amplia participação no BRB; veja como a empresa chegou a 6,93% do banco