Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
CNI: Indústria desiste de investir e usa crédito de longo prazo para sobreviver
Publicado 23/01/2026 • 08:35 | Atualizado há 2 horas
Xiaomi anuncia recompra bilionária de ações em meio à pressão de concorrência e custos
TikTok anuncia joint venture para driblar restrições e continuar operando nos EUA
Ações do grupo Adani despencam após SEC dos EUA buscar interrogar fundador sobre acusações de fraude
Rendimentos do Tesouro caem enquanto investidores aguardam o medidor de inflação preferido do Fed
CEO da Nvidia diz que boom da IA deve gerar salários de seis dígitos na indústria de chips
Publicado 23/01/2026 • 08:35 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Acordo Mercosul-UE reduz burocracia e amplia previsibilidade para indústria brasileira
Acordo Mercosul-UE reduz burocracia e amplia previsibilidade para indústria brasileira
A indústria brasileira tem recorrido a linhas de crédito de longo prazo para cobrir despesas correntes, sinalizando dificuldades financeiras e retração do investimento produtivo, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Dados inéditos da Sondagem Especial nº 98 – Condições de Acesso ao Crédito em 2025 mostram que o capital de giro foi a principal finalidade dos financiamentos de longo prazo, acima de cinco anos, para 31% das empresas industriais entre fevereiro e julho do ano passado.
Esses recursos, tradicionalmente destinados à expansão da capacidade produtiva, passaram a ser usados para cobrir despesas como folha de pagamento e impostos, indicando que parte relevante da indústria prioriza a sobrevivência em um ambiente de juros elevados.
Leia também: CDBs Extraordinários: do Banco Master ao Will Bank, o rendimento que alertou o BC
Segundo Maria Virgínia Colusso, analista de Políticas e Indústria da CNI, o movimento revela distorções no mercado de crédito. Para ela, o uso de financiamentos longos para despesas do dia a dia sugere que o crédito de curto prazo está caro e com exigências de garantias pouco acessíveis.
A avaliação reforça que a indústria enfrenta restrições para financiar o capital de giro em condições compatíveis com sua realidade operacional.
O investimento em máquinas e equipamentos apareceu como a segunda principal finalidade do crédito de longo prazo, com 30% das respostas, seguido por investimentos em instalações, com 10%.
Nas operações de curto ou médio prazo, de até cinco anos, o capital de giro foi citado por 59% das empresas como principal destino do crédito, enquanto máquinas e equipamentos responderam por 15% e instalações por 5%.
A sondagem da CNI também avaliou o impacto do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Quase um terço das empresas industriais afirmou ter sido prejudicado pela alta do tributo.
Do total, 16% desistiram de contratar ou renovar crédito após o aumento do IOF, enquanto outros 16% reduziram o valor solicitado. Por outro lado, 33% mantiveram a decisão de buscar financiamento mesmo com a elevação do imposto.
Questionados sobre soluções para ampliar o acesso ao crédito, os empresários apontaram a redução de custos tributários e administrativos como a principal alternativa. Essa opção foi citada por 49% das empresas nas operações de curto ou médio prazo e por 39% nas de longo prazo.
A ampliação de linhas públicas de crédito apareceu em segundo lugar, com 32% das menções no curto prazo e 31% no longo prazo. A simplificação das exigências das instituições financeiras ficou em terceiro, com 29% das respostas para operações curtas e 32% para financiamentos longos.
Facilitar regras de garantias e ampliar programas públicos de garantias completam as alternativas mais lembradas pela indústria.
A Sondagem Especial nº 98 contou com a participação de 1.789 empresas industriais, sendo 713 pequenas, 637 médias e 439 grandes. O questionário foi aplicado entre 1º e 12 de agosto de 2025.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
2
Mega-Sena acumula, e prêmio principal vai a R$ 63 milhões
3
Flamengo é o único brasileiro em ranking dos times mais ricos do mundo; veja lista
4
O encontro secreto entre André Esteves, do BTG, e o ministro Toffoli
5
CDBs Extraordinários: do Banco Master ao Will Bank, o rendimento que alertou o BC