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Publicado 13/01/2025 • 12:10
KEY POINTS
Escritório da Moderna em Cambridge, Massachusetts.
Wikipedia.
Nesta segunda-feira (13), a Moderna anunciou uma redução de aproximadamente US$ 1 bilhão em sua previsão de vendas para 2025.
Segundo a empresa de biotecnologia, a revisão deve-se a possíveis desafios previstos para este ano. Além disso, a companhia revelou que está implementando cortes de custos e expandindo seu portfólio de produtos.
De acordo com o comunicado, a expectativa agora é de que a receita em 2025 fique entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2,5 bilhões, com a maior parte das vendas concentrada no segundo semestre. Os principais impulsionadores serão a vacina contra a Covid-19 e o imunizante recém-lançado para o vírus sincicial respiratório (RSV).
A projeção revisada está abaixo da estimativa anterior, que variava entre US$ 2,5 bilhões e US$ 3,5 bilhões, divulgada em setembro. Na ocasião, a empresa também informou que previa atingir o equilíbrio operacional em 2028 – dois anos após a meta inicial –, com uma receita estimada de US$ 6 bilhões.
O anúncio provocou uma queda de 18% nas ações da Moderna durante as negociações pré-mercado nesta segunda-feira (13).
O diretor financeiro da Moderna, Jamey Mock, afirmou à CNBC que as incertezas que a empresa enfrenta incluem a crescente competição no mercado de vacinas contra a Covid-19. O executivo destacou que a participação de mercado da Moderna nos Estados Unidos caiu de 48% em 2023 para 40% em 2024, e novas quedas são esperadas.
Mock mencionou ainda que um novo acordo entre Sanofi e Novavax para a comercialização global de uma vacina contra a Covid-19 pode aumentar a competitividade no setor. Outro ponto crítico são as taxas de vacinação, que caíram cerca de 7% nos EUA no outono de 2024 em comparação ao ano anterior.
Além disso, há incertezas relacionadas a contratos de fabricação com alguns países e recomendações dos consultores do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) sobre a revacinação contra o RSV.
Apesar das adversidades, Mock revelou que a Moderna planeja reduzir os custos operacionais em 2025 em cerca de US$ 1 bilhão, com novos cortes de US$ 500 milhões previstos para 2026.
“Estamos focados em preservar nosso caixa e investir na diversificação do portfólio”, afirmou Mock.
A Moderna enfrenta o desafio de traçar novos rumos após a queda na demanda pela vacina contra a Covid-19, seu principal produto comercial até o lançamento do imunizante contra RSV no ano passado.
Em 2024, as vendas das duas vacinas atingiram a faixa de US$ 3 bilhões a US$ 3,1 bilhões, mas representam uma queda significativa em relação aos US$ 6,7 bilhões registrados em 2023 e aos US$ 18 bilhões de 2022.
A empresa anunciou planos para aprovar 10 novos produtos nos próximos três anos, incluindo uma vacina combinada contra Covid-19 e gripe, além de uma versão de “próxima geração” da vacina contra a Covid-19. Somente em 2025, a Moderna espera obter aprovação para três produtos.
O futuro da companhia está atrelado ao desenvolvimento de sua plataforma de RNA mensageiro, a mesma tecnologia utilizada nas vacinas contra a Covid-19 e RSV. A apresentação de estratégias e perspectivas da Moderna ocorrerá na Conferência de Saúde do JPMorgan, um dos principais eventos do setor, que começa esta semana.
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