Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
FGC e entidades financeiras emitem alerta sobre tentativas de golpes no pagamento de garantias
Publicado 24/01/2026 • 20:40 | Atualizado há 4 horas
Governador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais uma morte
Musk: robotaxis da Tesla estarão por toda parte nos EUA até o fim do ano
Ex-integrante do governo Trump quer construir megadatacenter na Groenlândia; o plano vai dar certo?
Databricks reforça o caixa com R$ 9,5 bi e prepara o terreno para IPO histórico
Como Irã consegue influenciar preços de petróleo mesmo sem ser um grande produtor?
Publicado 24/01/2026 • 20:40 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Unsplash
Alerta contra golpes
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC), atuando em uma coalizão estratégica com as mais relevantes entidades do sistema financeiro nacional, incluindo a Febraban, ABBC, ABBI, ABDE, Acrefi e Zetta, emitiu um alerta oficial neste sábado (24) sobre a crescente onda de fraudes e golpes sofisticados.
A ação criminosa tem como alvo principal os depositantes e investidores que aguardam o processo de pagamento de garantias de instituições que sofreram liquidação extrajudicial pelo Banco Central do Brasil.
Os golpistas estão se aproveitando de momentos de incerteza para utilizar indevidamente as identidades visuais e os nomes do FGC e de outras entidades oficiais, simulando uma legitimidade que visa apenas induzir as vítimas a erros que resultam em prejuízos financeiros severos.
As investigações e o monitoramento das instituições signatárias identificaram que as práticas mais comuns envolvem o envio de e-mails, mensagens de texto e outras comunicações eletrônicas falsas que mimetizam com precisão os contatos institucionais. Muitas dessas mensagens contêm links para páginas e aplicativos fraudulentos desenhados especificamente para a captura de dados pessoais, bancários e cadastrais.
Leia mais:
FGC já pagou R$ 26 bilhões aos credores do conglomerado Master atingindo 66% do total
Vorcaro associa avanço das operações com o BRB à tentativa de venda do Banco Master
Além do roubo de informações, os criminosos tentam realizar a extorsão direta ao solicitarem pagamentos de taxas indevidas ou depósitos antecipados, sob a falsa promessa de que tais valores seriam necessários para a liberação das garantias ou para a agilização da fila de pagamentos. Utilizam, inclusive, ferramentas de recuperação de senha e mensagens com links maliciosos para comprometer a segurança digital dos usuários.
Diante deste cenário de risco, o FGC e as associações financeiras reforçam que a prevenção é a barreira mais eficaz e recomendam que os usuários aumentem significativamente o nível de cautela diante de qualquer oferta de facilidades feita por supostos prestadores de serviços.
De acordo com o comunicado, é fundamental que os investidores desconsiderem qualquer solicitação de dados sensíveis feita por canais não oficiais e, acima de tudo, nunca realizem pagamentos de qualquer natureza para o recebimento de garantias, uma vez que o processo do FGC é gratuito e regulamentado.
A orientação técnica é para que ninguém clique em links de procedência desconhecida ou instale aplicativos que não estejam disponíveis nas lojas digitais oficiais, buscando sempre a confirmação de informações através dos canais institucionais verificados ou diretamente com a sua instituição financeira de confiança para garantir a integridade de seus ativos e dados.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings