CNBC

CNBCÍndia e União Europeia fecham acordo de livre-comércio “histórico”, diz primeiro-ministro Modi

Empresas & Negócios

Construção de clube à beira-mar da família de Vorcaro, do Master, é embargada por irregularidade

Publicado 27/01/2026 • 11:29 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • A construção de um clube à beira-mar, de responsabilidade da Milo Investimentos S.A., empresa do pai e da irmã do empresário Daniel Vorcaro, dono do banco Master, foi embargada pelo Iphan.
  • O imóvel faz parte o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Porto Seguro, tombado pelo Iphan desde 1974.
  • O instituto ressalta que a irregularidade não se resume à falta de autorização: a construção também causou danos ao patrimônio histórico protegido.

Iphan

A construção de um clube à beira-mar em Porto Seguro (BA), de responsabilidade da Milo Investimentos S.A., empresa do pai e da irmã do empresário Daniel Vorcaro, dono do banco Master, foi embargada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) por estar localizada em área tombada.

O empreendimento, com 285 metros quadrados previstos, está situado no distrito de Arraial d’Ajuda, entre a Estrada da Balsa e a praia de Araçaípe, região considerada nobre do município. O imóvel faz parte o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Porto Seguro, tombado pelo Iphan desde 1974.

A primeira vistoria ocorreu em 26 de novembro de 2025, após denúncia de obra irregular. No local, os técnicos constataram que a construção avançava sem autorização do órgão e sem apresentação de projeto.

Leia também: Vorcaro admite concentração de risco no Master com aposta elevada em carteiras da Tirreno

Em nota enviada ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o instituto informou não ter conseguido avançar nos procedimentos de fiscalização por falta de dados de qualificação do responsável. Um ofício foi encaminhado à Prefeitura de Porto Seguro solicitando informações sobre a obra e o proprietário, mas não houve resposta.

Construção estava em fase final

Em nova vistoria, realizada em 8 de janeiro de 2026, o Iphan verificou que a construção havia avançado e já se encontrava em fase de acabamento. Também foi constatada impacto ambiental, com a supressão de vegetação de restinga na faixa de praia.

“As intervenções irregulares no imóvel, com a implantação de módulos construtivos e a supressão de vegetação, promoveram a alteração da ambiência e destaque excessivo na paisagem local, resultando em danos ao conjunto tombado”, diz o Iphan.

Leia também: ‘Cada passo’: Vorcaro diz que BC acompanhava diariamente o Master antes de decretar liquidação

Após identificar o proprietário, o Iphan emitiu o auto de infração e o embargo da obra em 21 de janeiro de 2026. O instituto ressalta que a irregularidade não se resume à falta de autorização: a construção também causou danos ao patrimônio histórico protegido.

Pelas regras, qualquer intervenção em bens tombados deve ser previamente autorizada pelo Iphan. Além disso, o instituto ressalta que a autorização federal não substitui outras licenças exigidas, como as municipais, ambientais e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), já que parte do imóvel está localizada em terreno de marinha.

Prisão de Daniel Vorcaro

O dono do Master, Daniel Vorcaro, foi preso em novembro do ano passado durante a Operação Compliance Zero, mas acabou solto dias depois por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Segundo a Polícia Federal, o Master teria emitido Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com promessa de rendimentos de até 40% acima da taxa média de mercado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;