CNBC

CNBCIA pode provocar o maior choque de empregos da história, alerta CEO da Anthropic

Notícias do Brasil

Lula vai viajar aos EUA em março para encontro com Trump

Publicado 27/01/2026 • 21:45 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que fará uma viagem aos Estados Unidos no início de março para um encontro bilateral com o presidente Donald Trump na Casa Branca, como parte de esforços para fortalecer as relações entre os dois países.
  • Lula confirmou a viagem ao chegar ao Panamá, onde participa do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, e afirmou que os dois líderes precisam conversar “olhando um no olho do outro” para discutir a relação bilateral e a retomada da normalidade nas relações.
  • Na segunda-feira (26), Lula e Trump conversaram por telefone sobre várias questões, incluindo a situação na Venezuela, planos de paz para a Faixa de Gaza e combate ao crime organizado, segundo nota oficial do Palácio do Planalto.

REUTERS/Evelyn Hockstein

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontram à margem da 47ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur, Malásia, em 26 de outubro de 2025.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (27) que vai viajar aos Estados Unidos em março para um encontro bilateral com o presidente do país, Donald Trump. A reunião deve ocorrer na Casa Branca, em Washington.

Lula confirmou a viagem ao chegar ao Panamá, na América Central, onde participará como convidado especial do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, a convite do país anfitrião. O evento será nesta quarta-feira (28).

“No começo de março eu vou fazer uma viagem ao Washington porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente e eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos”, disse o presidente em rápida conversa com jornalistas na chegada ao hotel na Cidade do Panamá.

Leia mais:
Trump pede investigação “honesta” sobre morte de enfermeiro em Minnesota
Trump celebra “Era de Ouro” e intensifica pressão sobre o Fed na véspera de decisão monetária

“Eu estou convencido que a gente vai voltar à normalidade logo, que a gente vai fortalecer o multilateralismo e que a gente vai fazer com que as economias voltem a crescer, porque é isso que o povo espera de todos nós”, acrescentou.

Lula e Trump conversaram por telefone na segunda-feira (26) e trataram de diversos assuntos, incluindo a situação na Venezuela, o plano de paz para a Faixa de Gaza e o combate ao crime organizado, de acordo com nota oficial do Palácio do Planalto.

No Panamá, Lula também foi questionado sobre a crise na Venezuela e a presença militar dos EUA no Caribe. Ele disse conversou duas vezes com a presidente interina do país, Delcy Rodríguez, ainda nos dias que se seguiram à invasão militar norte-americana, em Caracas, mas que vai ligar novamente para a sucessora de Nicolás Maduro.

“Eu conversei duas vezes com a presidente Delcy, mas não entrei em detalhe porque ela estava muito preocupada com os acontecimentos que era muito recente. Eu proximamente vou falar com a presidente Delcy. Eu espero que ela consiga dar conta do recado. É importante que o presidente Trump permita que a Venezuela possa cuidar da sua soberania, cuidar dos interesses democráticos da Venezuela e vamos ver o que que vai acontecer. Está tudo muito recente e eu acho que nós temos que ter um pouco de paciência porque quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano”, afirmou Lula.

Leia mais:
Trump descarta preocupação com queda do dólar e defende ajuste natural do mercado
Trump defende queda dos juros nos EUA

Lula disse que vem dialogando com diferentes líderes internacionais em defesa do multilateralismo, citou a conversa que teve nesta segunda com o francês Emmanuel Macron, com o presidente do Chile, Gabriel Boric, e com o próprio Trump, no dia anterior.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Amanda Souza

Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;