CNBC

CNBCTensão geopolítica: Groenlândia não cederá, enquanto Dinamarca alerta para nova ordem

Mundo

BC do Canadá mantém inalterada taxa básica de juros a 2,25% ao ano e pondera riscos

Publicado 28/01/2026 • 13:35 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Banco do Canadá mantém taxa básica em 2,25% ao ano e projeta estagnação do PIB no quarto trimestre devido às incertezas das políticas comerciais de Donald Trump.
  • Instituição estima crescimento modesto de 1,1% para 2026, alertando que a revisão do Acordo Canadá-EUA-México (USMCA) é a principal fonte de risco para a economia nacional.
  • Inflação deve permanecer estável em torno da meta de 2%, enquanto o desemprego elevado de 6,8% reflete a cautela das empresas em retomar contratações em meio ao protecionismo.
Bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

Unsplash.

O Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês) manteve inalterada sua taxa básica de juros a 2,25% ao ano. O movimento repete a reunião anterior, em dezembro, quando a instituição manteve os juros inalterados. O BC, porém, alertou que a perspectiva é vulnerável a políticas comerciais imprevisíveis dos EUA e riscos geopolíticos.

O BoC ainda afirmou que as restrições comerciais dos EUA e a incerteza continuam a prejudicar o crescimento no Canadá, ao projetar uma estagnação do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre.

“As exportações continuam sendo afetadas pelas tarifas dos EUA, enquanto a demanda interna parece estar se recuperando. O emprego aumentou nos últimos meses. Ainda assim, a taxa de desemprego permanece elevada em 6,8% e relativamente poucas empresas afirmam planejar contratar mais trabalhadores”, diz o BC.

Leia também: LeBlanc diz ter reafirmado aos EUA que Canadá não fará acordo de livre-comércio com a China

De acordo com o comunicado, no Canadá, o crescimento econômico deve ser modesto no curto prazo, à medida que o crescimento populacional desacelera e o Canadá se ajusta ao protecionismo dos Estados Unidos. “Uma fonte chave de incerteza é a próxima revisão do Acordo Canadá-EUA-México”, diz o banco.

Neste cenário, o BoC projeta um crescimento de 1,1% em 2026 e 1 5% em 2027, em linha geral com a projeção de outubro, enquanto a inflação segue desacelerando desde setembro.

“A inflação foi de 2,1% em 2025 e o Banco espera que a inflação permaneça próxima à meta de 2% ao longo do período de projeção, com pressões de custo relacionadas ao comércio sendo compensadas por excesso de oferta”, prevê o banco.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;