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Com possível banimento do TikTok nos EUA, usuários migram para novo aplicativo chinês
Publicado 14/01/2025 • 11:56 | Atualizado há 11 meses
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Publicado 14/01/2025 • 11:56 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Criadores do TikTok estão criando planos de contingência e migrando para o RedNote.
Reuters.
O aplicativo de mídia social chinês RedNote, conhecido como Xiaohongshu na China, disparou para o topo da App Store da Apple, refletindo preocupações de que o TikTok possa ser efetivamente banido nos Estados Unidos.
Nesta segunda-feira (13), o RedNote ocupava o primeiro lugar entre os apps gratuitos mais baixados, seguido pelo Lemon8, o aplicativo de compartilhamento de fotos do TikTok, e pelo ChatGPT, da OpenAI.
Com o TikTok enfrentando um possível banimento em 19 de janeiro, muitos criadores de conteúdo estão buscando alternativas para continuar publicando vídeos. A Suprema Corte ouviu argumentos orais na semana passada sobre a lei de abril que abre caminho para o banimento, mostrando maior inclinação para o argumento do governo dos EUA de que a propriedade do TikTok pela ByteDance representa um risco à segurança nacional.
Por outro lado, os advogados do TikTok e de seus criadores argumentaram que a lei viola a proteção à liberdade de expressão de milhões de usuários norte-americanos.
Se a Suprema Corte mantiver a lei, empresas como Apple e Google poderão ser penalizadas por manter o TikTok em suas plataformas, o que resultaria no banimento prático do aplicativo. Ainda não está claro se o presidente eleito Donald Trump, que assume o cargo em 20 de janeiro, irá optar por aplicar a lei.
Um criador de conteúdo identificado como allieusyaps publicou nesta segunda-feira que, embora “esteja tudo bem” se o TikTok for banido, ele e outros criadores “não voltarão para o Instagram e o Facebook”, já que estão aderindo ao RedNote.
“Olha, talvez eu fique sem trabalho na próxima semana, mas bora aprender mandarim, bebê!”, escreveu o usuário.
Outra criadora, chamada Krystan Walmsley, publicou um vídeo curto ensinando como configurar e decorar contas no RedNote. “Este app é tão fofo e, até agora, está sendo muito divertido”, disse ela.
Fundado em 2013 e baseado em Xangai, o RedNote combina redes sociais e comércio eletrônico, desafiando gigantes como Alibaba e Douyin (versão chinesa do TikTok) no mercado doméstico. Em julho de 2024, o aplicativo registrava cerca de 300 milhões de usuários ativos mensais, segundo o South China Morning Post.
O RedNote foi avaliado em US$ 17 bilhões após uma rodada de financiamento em julho, que contou com investidores como Boyu Capital e HongShan Capital Group (antigo braço da Sequoia Capital na China), segundo a PitchBook. No total, a empresa já arrecadou mais de US$ 900 milhões e possui mais de 2 mil funcionários.
Representantes do RedNote e do TikTok não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.
Com a incerteza em torno do futuro do TikTok nos EUA, o RedNote parece ser a escolha emergente para criadores de conteúdo que buscam continuar conectados ao público.
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