Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Sidônio Palmeira assume Secom e promete redefinir a comunicação pública
Publicado 14/01/2025 • 13:02 | Atualizado há 10 meses
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 14/01/2025 • 13:02 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, foi empossado nesta terça-feira (14) em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Palmeira assume o cargo em substituição ao ex-ministro Paulo Pimenta.
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin e de outros ministros, como Rui Costa (Casa Civil), além de parlamentares e jornalistas.
Em seu primeiro discurso como ministro, Sidônio Palmeira afirmou que a comunicação será uma ferramenta essencial para conectar o governo à sociedade, além de combater a desinformação que afeta a democracia e fomenta o ódio nas plataformas digitais.
“Nosso país voltou a ser respeitado pelo mundo, mas esse trabalho não está sendo percebido por parte da população. A informação dos serviços não chega na ponta. Precisamos ampliar a nossa concepção do papel da comunicação nesse novo mundo. A comunicação está no centro dos grandes desafios mundiais”, afirmou Palmeira.
Publicitário e marqueteiro da campanha de Lula em 2022, Palmeira destacou a responsabilidade de assumir o cargo e agradeceu ao presidente pela confiança. “Aceitar um convite é aceitar que o desconhecido reserva algo precioso a ser vivido”, disse.
Palmeira também criticou a disseminação de mentiras nas redes sociais, que, segundo ele, fomentam o negacionismo, a xenofobia e a violência. “Encaro a missão da comunicação como guardiã da democracia, sobretudo no combate à desinformação”, afirmou.
O novo secretário citou a importância de medidas como a transparência das redes sociais e a defesa da soberania nacional diante do que chamou de “faroeste digital”. “A verdade, por mais lenta que pareça, é o único antídoto contra a velocidade da mentira”, finalizou Palmeira.
Em discurso de despedida, Pimenta ressaltou a importância da Secretaria de Comunicação (Secom) no enfrentamento das fake news. Segundo ele, as mentiras disseminadas nas redes se tornaram um “modus operandi” da extrema direita global e representam um desafio diário à democracia.
“Tenho absoluta convicção de que nós vamos dar um salto na qualidade desse trabalho, porque conheço o Sidônio, sei as pessoas que estão vindo para cá com ele, e sei da capacidade que ele tem para nesse momento cumprir essa tarefa com brilhantismo e maestria, e eu me sinto muito feliz em poder ser sucedido por ele”, disse Pimenta, que agradeceu ao presidente Lula pela oportunidade de servir no governo.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube On Demand
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings | YouTube Live
Mais lidas
1
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
2
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
3
Setor supermercadista fatura R$ 1,067 trilhão em 2024, equivalente a 9,12% do PIB, diz Abras
4
Palmeiras: quanto custa assistir a um jogo de camarote?
5
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos