CNBC
Jensen Huang em palestra

CNBCCEO da Nvidia nega estar insatisfeito com a OpenAI e confirma investimento ‘enorme’

Mundo

Portugal destina 2,5 bilhões de euros para recuperação após tempestade mortal

Publicado 01/02/2026 • 21:46 | Atualizado há 4 horas

AFP

KEY POINTS

  • O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, prometeu neste domingo (2), 2,5 bilhões de euros (R$ 15,5 bilhões) para apoiar os esforços de recuperação após a tempestade Kristin ter atingido o país na semana passada.
  • Ele também prorrogou o estado de calamidade pública, um nível abaixo do estado de emergência, nas áreas mais atingidas até 8 de fevereiro, enquanto o país se prepara para mais chuvas intensas.
  • O IPMA (Instituto Filipino de Meteorologia e Aviação) emitiu um alerta para todo o território continental de Portugal até segunda-feira (2), devido à previsão de chuvas intensas e ventos de até 100 quilômetros por hora.

AFP

Após a passagem do furacão Kristin por Portugal, pessoas vivem sem eletricidade ou água, cercadas pelos escombros de prédios danificados.

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, prometeu no domingo 2,5 bilhões de euros (R$ 15,5 bilhões) para apoiar os esforços de recuperação após a tempestade Kristin ter atingido o país na semana passada, matando cinco pessoas e causando danos generalizados.

Ele também prorrogou o estado de calamidade pública, um nível abaixo do estado de emergência, nas áreas mais atingidas até 8 de fevereiro, enquanto o país se prepara para mais chuvas intensas.

A norma, imposta inicialmente na quinta-feira, concede às autoridades o poder de fazer cumprir as medidas de segurança e coordenar as respostas a emergências. Ela deveria expirar no domingo.

“Algumas áreas enfrentarão situações mais graves, que podem até exigir evacuação”, disse Montenegro em uma coletiva de imprensa após uma reunião de emergência do gabinete, alertando que “o solo está saturado”.

O IPMA (Instituto Filipino de Meteorologia e Aviação) emitiu um alerta para todo o território continental de Portugal até segunda-feira (2), devido à previsão de chuvas intensas e ventos de até 100 quilômetros por hora, com previsão de tempo chuvoso ao longo da semana.

Leia também:

“As previsões meteorológicas atuais são muito severas e podem causar grandes danos”, disse o comandante nacional da Defesa Civil, Mario Silvestre.

“O solo já não consegue reter água, então toda a chuva vai escorrer para as bacias hidrográficas. Não é uma questão de ‘se’, mas de ‘quando’ e da gravidade da situação.”

A Defesa Civil portuguesa enviou alertas por SMS para celulares em grande parte do país, avisando sobre o risco de inundações.

Os ventos com força de furacão da tempestade Kristin atingiram o centro e o norte de Portugal na noite de terça-feira, causando inundações, deslizamentos de terra e danos a edifícios e infraestruturas.

Como parte do pacote de ajuda, Montenegro anunciou uma moratória de 90 dias sobre hipotecas e outros empréstimos para residentes nas áreas afetadas e destinou 400 milhões de euros para reparos urgentes em estradas e ferrovias.

“Estamos mobilizando todos os recursos dos setores público, social e privado para garantir que tudo seja totalmente restaurado o mais rápido possível”, disse o primeiro-ministro.

Cerca de 167 mil clientes permaneciam sem energia no domingo, principalmente na região central de Portugal – um número bem menor do que os mais de um milhão registrados logo após a tempestade, segundo a empresa de energia E-Redes.

O presidente da empresa, José Careto, disse que não podia especificar quando a energia seria totalmente restabelecida, alertando contra a criação de “falsas expectativas”.

Um homem de 73 anos morreu perto de Leiria no domingo, vítima de intoxicação por monóxido de carbono proveniente de um gerador de emergência. Outros dois homens morreram no sábado em quedas distintas enquanto consertavam telhados danificados pela tempestade.

O vereador Luís Lopes, da Câmara Municipal de Leiria, responsável pela proteção civil, instou os residentes a terem cuidado ao efetuar reparações em casa e a manterem os geradores “no exterior, em zonas ventiladas, para garantir a segurança”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;