CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Notícias do Brasil

FGC estima pagar 90% dos clientes do Master até 06 de fevereiro

Publicado 06/02/2026 • 13:59 | Atualizado há 3 horas

Logo do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) na sede da organização, em São Paulo

Divulgação / FGC

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) estima que vai concluir, até esta sexta-feira (6), o pagamento de cerca de 90% dos clientes do Banco Master, instituição que teve suas operações interrompidas. O processo de ressarcimento começou em 19 de janeiro e envolve aproximadamente 800 mil credores.

Segundo o FGC, o volume total de recursos a ser desembolsado no caso do Master é de cerca de R$ 41 bilhões. A maior parte dos pagamentos já foi realizada, restando principalmente pessoas jurídicas e casos considerados mais complexos, como espólios e menores de idade, que exigem documentação adicional.

Leia também: Patria Investimentos: relatório alerta que 40% dos fundos vencem até 2028; entenda o risco para investidores

FGC alerta clientes do Master sobre tentativas de golpe

O diretor-presidente do FGC, Daniel Lima, reforçou o alerta para golpes que prometem acelerar o pagamento das garantias. De acordo com ele, o fundo não antecipa ressarcimentos nem contrata intermediários para operacionalizar os depósitos.

“O FGC, nesta semana, vai ultrapassar 90% do valor financeiro em ressarcimentos e percentual semelhante no número de credores. É fundamental que as pessoas utilizem apenas os canais oficiais e não acreditem em ofertas que prometem pagamento mais rápido mediante algum tipo de cobrança”, afirmou.

Caso Will Bank ainda aguarda lista de credores

No caso do Will Bank, liquidado em janeiro pelo Banco Central do Brasil, o FGC informou que ainda aguarda o envio da lista oficial de credores para dar início ao ressarcimento.

A expectativa é que esse processo leve entre 30 e 60 dias, prazo necessário para a consolidação das informações e organização dos pagamentos aos clientes da instituição.

Modelo do Master motivou mudanças regulatórias

O plano de negócios do Banco Master envolvia o uso recorrente da garantia do FGC como argumento comercial na venda de produtos financeiros, além da utilização de precatórios — ordens judiciais de pagamento – como parte relevante da estratégia.

Esse modelo foi considerado agressivo por reguladores e transferia riscos ao sistema financeiro. O caso contribuiu para mudanças nas regras aplicáveis a todas as instituições, incluindo resolução do Conselho Monetário Nacional que limitou o uso de precatórios como estratégia de negócios no setor bancário.

O avanço do ressarcimento pelo FGC e os ajustes regulatórios em curso seguem sendo acompanhados pelo mercado financeiro e pelas autoridades monetárias.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;