CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Notícias do Brasil

Por que as empresas brasileiras nunca tiveram tanta dificuldade em contratar? Relatório GPTW 2026 revela detalhes

Publicado 06/02/2026 • 21:54 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O sentimento de insegurança sobre os negócios atingiu o maior nível da série histórica tanto no Brasil quanto na América Latina, superando até o período pós-pandemia.
  • A capacitação de lideranças assumiu o posto de desafio número um das empresas, evidenciando um gargalo entre a gestão tradicional e as novas demandas de confiança e saúde mental.
  • Existe um paradoxo de talentos em 2026 onde o apetite por contratações diminuiu, mas a dificuldade em preencher vagas bateu recorde devido à falta de profissionais qualificados.

O ano de 2026 começa com um paradoxo intrigante no ambiente corporativo. Embora o otimismo ainda predomine, o sentimento de insegurança sobre os negócios atingiu o maior nível da série histórica.

Esse contraste reflete uma era de volatilidade extrema, onde a pressão por resultados rápidos colide com incertezas macroeconômicas.

Daniela Diniz, diretora do Great Place To Work Brasil, explica que o brasileiro e o latino-americano possuem uma “esperança resiliente”, mas que o cenário atual de necessidade de agilidade e pressão por entregas está forçando as empresas a serem mais cautelosas.

Pela primeira vez, o relatório incluiu países da América do Sul, Central e Caribe, revelando que a definição de modelos de trabalho (híbrido vs. presencial) ainda é uma ferida aberta em nossos vizinhos, enquanto no Brasil a pauta já parece mais consolidada.

“Atingimos o maior nível na série histórica, tanto no Brasil quanto na América Latina, ao olhar para a incerteza nos negócios.”

O gargalo da gestão: A liderança no século XXI

Pela primeira vez em oito anos, o desenvolvimento e a capacitação de lideranças despontaram como o maior desafio e, simultaneamente, a maior prioridade das empresas. Há um reconhecimento claro de que os modelos de gestão dos anos 90 e 2000 não funcionam mais em um mundo pós-pandemia.

O líder atual está sobrecarregado: precisa bater metas agressivas enquanto cuida da saúde mental do time, mantém o engajamento em alta e gerencia a grande rotação de funcionários, o turnover.

Daniela ressalta que preparar a liderança é a “chave mestra”, pois líderes sólidos conseguem mitigar todos os outros problemas operacionais e humanos da organização.

Não está fácil ser líder. É preciso bater metas, desenvolver sucessores e estabelecer relações de confiança em um cenário de queda no engajamento.”

Leia mais:
Mentora diz que “hacks” acabaram e que IA está levando a rede “de volta aos primórdios”
Inveja: a emoção proibida do mundo corporativo que corrói decisões, lideranças e culturas empresariais

A crise de talentos: Sobram vagas, faltam qualificações

Um dos pontos mais alarmantes do relatório é a dualidade entre a queda nas intenções de contratação e a dificuldade recorde de preencher vagas.

Embora as empresas estejam mais seletivas e cautelosas ao abrir novos postos, quando o fazem, não encontram profissionais preparados.

Essa lacuna de qualificação é histórica, mas se agravou com o avanço da Inteligência Artificial. O relatório aponta que existe um descompasso de percepção: muitos profissionais acreditam estar prontos para a era da IA, mas as empresas não enxergam essa mesma maturidade em seus quadros, gerando um tempo de preenchimento de vagas cada vez maior.

Onde Estão as Oportunidades em 2026?

Para quem busca novos caminhos profissionais, o relatório mapeou os setores que continuam aquecidos apesar da instabilidade. A Tecnologia segue no topo, impulsionada pela implementação prática de ferramentas de IA, mas não é a única.

As áreas de Comercial e Vendas aparecem com força total, refletindo a necessidade das empresas de gerar receita em um ano de incerteza.

Além disso, os setores de Serviços e Suporte completam a lista de áreas com maior apetite por novos talentos, desde que estes apresentem a qualificação técnica exigida pelo novo mercado.

“Há uma dificuldade latente e histórica: o tempo de preenchimento é maior e não encontramos profissionais preparados, embora o apetite por contratação seja menor que no ano passado.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;