Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Por que as empresas brasileiras nunca tiveram tanta dificuldade em contratar? Relatório GPTW 2026 revela detalhes
Publicado 06/02/2026 • 21:54 | Atualizado há 3 horas
Ações da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata
Google supera expectativas de receita e projeta aumento significativo nos gastos com IA
China intensifica ameaças após decisão sobre o Canal do Panamá que deu vitória importante a Trump
Walmart atinge valor de mercado de US$ 1 trilhão, impulsionado pelo crescimento do e-commerce
O que os ciclos passados do ouro dizem sobre o futuro do metal
Publicado 06/02/2026 • 21:54 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
O ano de 2026 começa com um paradoxo intrigante no ambiente corporativo. Embora o otimismo ainda predomine, o sentimento de insegurança sobre os negócios atingiu o maior nível da série histórica.
Esse contraste reflete uma era de volatilidade extrema, onde a pressão por resultados rápidos colide com incertezas macroeconômicas.
Daniela Diniz, diretora do Great Place To Work Brasil, explica que o brasileiro e o latino-americano possuem uma “esperança resiliente”, mas que o cenário atual de necessidade de agilidade e pressão por entregas está forçando as empresas a serem mais cautelosas.
Pela primeira vez, o relatório incluiu países da América do Sul, Central e Caribe, revelando que a definição de modelos de trabalho (híbrido vs. presencial) ainda é uma ferida aberta em nossos vizinhos, enquanto no Brasil a pauta já parece mais consolidada.
“Atingimos o maior nível na série histórica, tanto no Brasil quanto na América Latina, ao olhar para a incerteza nos negócios.”
Pela primeira vez em oito anos, o desenvolvimento e a capacitação de lideranças despontaram como o maior desafio e, simultaneamente, a maior prioridade das empresas. Há um reconhecimento claro de que os modelos de gestão dos anos 90 e 2000 não funcionam mais em um mundo pós-pandemia.
O líder atual está sobrecarregado: precisa bater metas agressivas enquanto cuida da saúde mental do time, mantém o engajamento em alta e gerencia a grande rotação de funcionários, o turnover.
Daniela ressalta que preparar a liderança é a “chave mestra”, pois líderes sólidos conseguem mitigar todos os outros problemas operacionais e humanos da organização.
“Não está fácil ser líder. É preciso bater metas, desenvolver sucessores e estabelecer relações de confiança em um cenário de queda no engajamento.”
Leia mais:
Mentora diz que “hacks” acabaram e que IA está levando a rede “de volta aos primórdios”
Inveja: a emoção proibida do mundo corporativo que corrói decisões, lideranças e culturas empresariais
Um dos pontos mais alarmantes do relatório é a dualidade entre a queda nas intenções de contratação e a dificuldade recorde de preencher vagas.
Embora as empresas estejam mais seletivas e cautelosas ao abrir novos postos, quando o fazem, não encontram profissionais preparados.
Essa lacuna de qualificação é histórica, mas se agravou com o avanço da Inteligência Artificial. O relatório aponta que existe um descompasso de percepção: muitos profissionais acreditam estar prontos para a era da IA, mas as empresas não enxergam essa mesma maturidade em seus quadros, gerando um tempo de preenchimento de vagas cada vez maior.
Para quem busca novos caminhos profissionais, o relatório mapeou os setores que continuam aquecidos apesar da instabilidade. A Tecnologia segue no topo, impulsionada pela implementação prática de ferramentas de IA, mas não é a única.
As áreas de Comercial e Vendas aparecem com força total, refletindo a necessidade das empresas de gerar receita em um ano de incerteza.
Além disso, os setores de Serviços e Suporte completam a lista de áreas com maior apetite por novos talentos, desde que estes apresentem a qualificação técnica exigida pelo novo mercado.
“Há uma dificuldade latente e histórica: o tempo de preenchimento é maior e não encontramos profissionais preparados, embora o apetite por contratação seja menor que no ano passado.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Morre o influenciador Henrique Maderite, aos 50 anos
2
Patria Investimentos: por que um relatório colocou a gestora sob os holofotes
3
Em apenas 5 dias de fevereiro, Bitcoin já acumula uma das piores sequências de queda da sua história
4
Quem é a Patria Investimentos, gestora bilionária no centro de questionamentos sobre liquidez
5
Anfavea divulga queda de produção em janeiro, mas celebra fim de isenção para BYD