CNBC

CNBCOracle sobe 9% enquanto setor de tecnologia tenta se recuperar de perda de US$ 1 trilhão

Mundo

Air Canada suspende voos para Cuba após bloqueio de petróleo e ofensiva de Trump

Publicado 09/02/2026 • 19:23 | Atualizado há 4 horas

AFP

KEY POINTS

  • A Air Canada interrompeu as operações em Cuba alegando que o combustível de aviação não estará mais disponível comercialmente nos aeroportos da ilha.
  • A crise foi agravada pela captura de Nicolás Maduro por tropas dos EUA e por um decreto de Donald Trump que tarifa países fornecedores de óleo a Havana.
  • A companhia aérea enviará aeronaves vazias para resgatar aproximadamente 3.000 turistas que já estão no destino e garantir o retorno seguro ao Canadá.
Air Canada

A Air Canada anunciou a suspensão de seus serviços para Cuba a partir desta segunda-feira (9) devido à falta de suprimento garantido de combustível nos aeroportos do país, onde a pressão dos EUA gerou uma grave crise de petróleo.

Cuba sofre os reflexos de uma interrupção nos envios de óleo vindos de Caracas, ordenada pelos EUA após tropas americanas capturarem o líder venezuelano Nicolás Maduro no mês passado.

O presidente Donald Trump também assinou uma ordem executiva que permite ao seu país impor tarifas sobre nações que vendam petróleo para Havana.

A Air Canada afirmou em comunicado que o “combustível de aviação não estará comercialmente disponível nos aeroportos da ilha” a partir de terça-feira.

“Nos próximos dias, a companhia operará voos vazios rumo ao sul para buscar aproximadamente 3.000 clientes que já estão no destino e levá-los de volta para casa”, informou a transportadora nacional do Canadá.

A Air Canada destacou que a maioria de seus clientes atualmente em Cuba viajou como parte de pacotes de férias oferecidos pela própria linha aérea.

Leia também: Cuba suspende reabastecimento de voos internacionais em meio à pressão de Trump

O governo cubano anunciou na sexta-feira medidas de emergência para enfrentar a crise energética, incluindo uma semana de trabalho de quatro dias para empresas estatais e restrições na venda de combustível.

A escassez de óleo ameaça mergulhar Cuba na escuridão total, com usinas elétricas lutando com dificuldade para manter as luzes acesas.

Havana acusa Trump de querer “estrangular” a economia da ilha, onde os cortes de energia e a falta de combustível, recorrentes nos últimos anos, tornaram-se ainda mais agudos.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, afirmou que seu país está disposto a manter diálogos com os Estados Unidos, mas ressaltou que não aceitará conversar sob pressão.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;