CNBC

CNBCYouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens

Notícias do Brasil

Master: grupo do Senado aprova convites a Galípolo e Vorcaro

Publicado 10/02/2026 • 16:20 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Grupo do Senado aprovou convites para ouvir executivos do Master e autoridades do Banco Central e da CVM
  • Depoimentos não são obrigatórios, mas comissão quer priorizar esclarecimentos dos sócios do banco
  • Colegiado também solicitou informações a Haddad, PF, TCU e BRB para avançar na apuração do caso

Foto: Agência Brasil.

O grupo de trabalho do Senado criado para acompanhar as investigações envolvendo o Banco Master aprovou, nesta terça-feira (10), uma série de convites para depoimentos e pedidos de informações a autoridades do sistema financeiro e órgãos de controle.

Entre os nomes chamados a prestar esclarecimentos estão o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, o empresário Daniel Vorcaro, dono do Master, e o ex-sócio da instituição Augusto Lima. Como os requerimentos têm caráter de convite, os convocados não são obrigados a comparecer.

Leia também: Após caso Master, BRB corre para reforçar capital e acalma regulador

O presidente do colegiado, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que a prioridade será ouvir primeiro os executivos ligados diretamente ao banco, para esclarecer aspectos técnicos do processo de liquidação e das denúncias que cercam a instituição.

“Gostaria de priorizar a vinda dos diretores do Banco Master. Do ponto de vista da liquidação, do que eles têm efetivamente a dizer, essa comissão é o melhor lugar para que se trave uma discussão técnica, um debate verdadeiro, que se conheça os pormenores, as informações”, disse Calheiros durante sessão do grupo.

“Queria dizer aos proprietários do Master, tanto ao Daniel Vorcaro quanto ao Augusto Lima, que essa comissão estará permanentemente à disposição deles para que eles venham aqui dizer suas razões”, acrescentou.

Além de Galípolo, Vorcaro e Lima, o grupo incluiu na lista de convidados o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; o presidente interino da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Accioly; integrantes da área de fiscalização do Banco Central; representantes do Banco de Brasília (BRB) e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo.

O colegiado também aprovou o envio de pedidos de informações ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao Banco Central, à Polícia Federal, à CVM, ao TCU e ao BRB, com o objetivo de reunir documentos e dados relacionados ao caso.

Leia também: Diretor jurídico do BRB que defendeu compra do Master renuncia ao cargo

Em paralelo, a senadora Leila Barros (PDT-DF) informou que pretende apresentar novos requerimentos para convidar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto a prestar esclarecimentos.

O grupo foi criado para centralizar a apuração política sobre o caso Master, que envolve suspeitas e questionamentos sobre a condução das operações da instituição financeira e a atuação de órgãos reguladores.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;