Publicado 17/01/2025 • 14:59
KEY POINTS
Ringo Chiu/SOPA Images/Sipa USA
Embora seu nome esteja associado à Nike há mais de 20 anos, LeBron James quase não assinou contrato com a empresa que o ajudou a se tornar bilionário.
Em participação no podcast “New Heights”, de Travis e Jason Kelce, o maior pontuador da história da NBA revelou que quase foi convencido por uma oferta impressionante feita por uma concorrente da Nike.
Durante o último ano do ensino médio, antes de abrir mão de ir para a universidade e entrar diretamente na NBA, onde seria escolhido pelo Cleveland Cavaliers, time de sua cidade natal, James estava decidindo entre Nike, Reebok e Adidas para fechar seu contrato.
Leia também:
A Reebok levou James e sua mãe para uma reunião com o CEO da empresa, onde apresentaram uma proposta tentadora ao jovem jogador. “O cara mostrou um cheque para mim e disse: ‘Se você não falar com nenhuma outra empresa, isso é seu’”, contou James. “Eu olhei para ele. Dez milhões de dólares! Eu era apenas um aluno do ensino médio.”
James ficou sem saber o que fazer, já que “nunca tinha visto tantos zeros na vida”. No entanto, ele não queria abrir mão de suas reuniões com Nike e Adidas. Ele pediu um momento para pensar e ficou a sós com sua mãe.
“Eu e minha mãe estávamos morando em um apartamento. Habitação do programa Section 8 [assistência governamental],” disse ele. “Minha mãe me olhou e disse: ‘Filho, confie no seu instinto. Se eles estão te oferecendo isso, quem sabe o que as outras empresas podem oferecer?’”
Quando os executivos voltaram à sala, James devolveu o cheque de oito dígitos e informou que gostaria de explorar todas as suas opções antes de tomar uma decisão. “Acho que chorei no caminho de casa”, contou. “Eu pensava: ‘Eu poderia ter comprado o prédio onde eu e minha mãe morávamos com esse dinheiro!’”
Embora na época não pudessem imaginar, o conselho da mãe de LeBron valeu bilhões – literalmente. James acabaria assinando com a Nike e, anos depois, fecharia um contrato vitalício com a empresa em 2015, avaliado em cerca de US$ 1 bilhão.
Mais lidas
Lei para criptomoedas atreladas a ativos reais é prioridade, diz 'czar de cripto' da Casa Branca
Entenda por que Luka Doncic, estrela da NBA, 'perdeu' chance de ter um dos maiores salários da liga
Governo cogita troca no Ibama que pode facilitar exploração de petróleo na Margem Equatorial
Alphabet, controladora do Google, tem receita abaixo do esperado
EUA enviam imigrantes a Guantánamo