Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Cuba vive maior teste desde o fim da União Soviética’; entenda crise na ilha
Publicado 16/02/2026 • 23:40 | Atualizado há 4 horas
Mercado encara temores com IA, balanços e inflação nos EUA; veja os destaques da semana
Apple desafia YouTube e Spotify com nova aposta em podcasts em vídeo
Veja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026
Criptomoedas desempenham um papel crescente em redes de tráfico humano, aponta relatório
Ex-banqueiro aposta no mercado de chás e cria império de US$ 578 milhões
Publicado 16/02/2026 • 23:40 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Cuba enfrenta uma das maiores crises de sua história recente e pode estar diante do maior teste desde o colapso da União Soviética. A pressão dos Estados Unidos sobre a ilha se intensificou após a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aliado histórico de Havana, o que agravou a escassez de petróleo e aprofundou os impactos sobre a economia e o cotidiano da população.
Para Tanguy Baghdadi, mestre e professor de relações internacionais e apresentador do podcast Petit Jornal, o momento atual deve ser tratado como histórico. “O que está acontecendo em Cuba realmente tende a ser visto como um fato histórico. Quando a gente for analisar esse ano de 2026, certamente Cuba vai estar entre os temas mais importantes”, afirmou, em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC.
Segundo ele, a questão energética é central para entender o cenário. “Qualquer país do mundo, a questão energética é crucial.” O especialista ressalta que a energia não é apenas fundamental para o transporte, mas para toda a estrutura econômica. “Sem energia, qualquer país fica completamente paralisado.”
No caso cubano, a dependência externa sempre foi um fator determinante. Após o fim da União Soviética, a Venezuela passou a ser o principal suporte energético da ilha. Com a mudança de cenário político venezuelano e a pressão americana, as alternativas se tornaram escassas.
“Cuba, portanto, se vê mais uma vez absolutamente estrangulado”, afirmou Baghdadi.
Leia também:
Espanha anuncia ajuda humanitária a Cuba em meio à crise energética
O impacto da falta de combustível vai além da atividade econômica e atinge necessidades básicas. Segundo o professor, a escassez pode comprometer o abastecimento de alimentos, água e serviços essenciais.
“Quando a gente fala sobre energia, a gente está falando sobre o básico do básico”, disse. Ele explica que a falta de combustível pode impedir o transporte de alimentos do campo para as cidades, agravando a situação social.
“O risco humanitário é real.”
A crise também atinge diretamente o turismo, um dos principais motores da entrada de moeda estrangeira na ilha. Baghdadi cita relatos de que o país já enfrenta dificuldades para abastecer aeronaves, o que pode levar companhias aéreas a suspender voos para o destino.
“Aqui a gente não está mais falando sobre perspectivas, a gente está falando sobre a vida cotidiana das pessoas.”
Leia também: Cuba fica no escuro após decisão de Trump; entenda
Questionado sobre a possibilidade de negociação entre Havana e Washington, Baghdadi afirma que o governo de Donald Trump já demonstrou disposição para dialogar com líderes ideologicamente opostos. No entanto, ele avalia que o caso cubano tem peso simbólico diferenciado.
“A chance de derrubar o governo cubano é poderosa demais, ela é atraente demais para Donald Trump.”
Segundo o especialista, especialmente em um ano eleitoral nos Estados Unidos, um eventual enfraquecimento ou queda do regime cubano poderia representar um trunfo político relevante.
“Não me parece que a ideia seja invadir Cuba”, ponderou. “Mas a ideia de sufocar o governo, levar de repente as pessoas às ruas e eventualmente conduzir uma queda do governo, ela é muito atrativa.”
Para Baghdadi, embora negociações não sejam impossíveis, o cenário mais provável no curto prazo é a manutenção da pressão máxima sobre Havana.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.
Mais lidas
1
Os Bancos estão funcionando nesta segunda-feira (16)? Confira horários de atendimento
2
A Bolsa de Valores está funcionando nesta segunda-feira (16)?
3
Carnaval 2026 recebe R$ 85 milhões em verba federal e vira foco de disputa política
4
Baly registra recorde de vendas com energético ‘sabor Tadala’ no Carnaval; Conselho de Farmácia critica produto
5
Veja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026