CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCClima tenso: CEOs de OpenAI e Anthropic evitam dar as mãos em cúpula de IA na Índia

Investimentos

Renda fixa: veja quais são os principais índices da B3

Publicado 19/02/2026 • 10:33 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • A Bolsa de Valores do Brasil, a B3, possui índices de renda fixa que servem como ‘termômetros’ para investidores. A partir deles, é possível entender o comportamento e desempenho de diferentes grupos de títulos – sejam eles públicos, bancários ou corporativos. 
  • Nesse sentido, os índices são utilizados para benchmark (referência), análise de comportamento (em relação ao mercado de crédito, aos juros e a inflação) e como base para outros produtos de investimento, visto que alguns ETFs replicam esses índices. 
Sede da B3

Foto: Reprodução

A Bolsa de Valores do Brasil, a B3, possui índices de renda fixa que servem como ‘termômetros’ para investidores. A partir deles, é possível entender o comportamento e desempenho de diferentes grupos de títulos – sejam eles públicos, bancários ou corporativos. 

Nesse sentido, os índices são utilizados para benchmark (referência), análise de comportamento (em relação ao mercado de crédito, aos juros e a inflação) e como base para outros produtos de investimento, visto que alguns ETFs replicam esses índices. 

Leia também: Banco Pleno: Semp Toshiba, Indusval e décadas de problemas de liquidez

Tabela de índices de renda fixa da B3

A seguir, conforme o Bora Investir, veja a tabela completa dos índices de renda fixa da bolsa brasileira:

Índices de renda fixa da B3ETF correspondenteTicker do ETF
ILFS1 B3INVESTO V8 LETRA FINANCEIRA B3LFIX11
Índice DAP5 B3; BB ETF ÍNDICE DAP5 B3BDAP11
Índice de Debêntures Ultra Qualidade DI B3 (IDEB Ultra DI B3)BTG Pactual B3 Debêntures Margem DIMARG11
Índice Tesouro Selic B3 (ISELIC B3)Nu CDI Tesouro Selic B3NCDI11
Índice DI | B3   
Índice de Debêntures Incentivadas Ultra Qualidade IPCA B3 (IDEB Ultra IPCA B3)  
Índice de Debêntures Incentivadas AAA IPCA B3 (IDEB AAA IPCA B3)  
Índice de Debêntures AAA DI B3 (IDEB AAA DI B3)  
Índice Tesouro Selic B3 (ISELIC B3)  
Índice Taxa de Debêntures Ultra Qualidade DI B3 (IDEB Taxa Ultra DI B3)  
Índice Taxa de Debêntures Incentivadas Ultra Qualidade IPCA B3 (IDEB Taxa Ultra IPCA B3)  
Índice Taxa de Debêntures Incentivadas AAA IPCA B3 (IDEB Taxa AAA IPCA B3)  
Índice Taxa de Debêntures AAA DI B3 (IDEB Taxa AAA DI B3)  

Características de alguns índices

Conforme a metodologia de cada índice, as principais características de alguns índices são:

  • Índice DAP5 B3 – acompanha Contratos de DI futuro com vencimento de até 5 anos (DAP = Depósitos Interfinanceiros Prefixados) e reflete o desempenho da parte intermediária da curva de juros prefixados. Nesse caso, os ativos são títulos sintéticos atrelados à curva de juros futuros. A remuneração é prefixada, sensível às expectativas de juros. Ademais, o risco é a oscilação devido à marcação a mercado conforme a curva de juros.
  • Índice de Debêntures Ultra Qualidade DI B3 (IDEB Ultra DI B3) – acompanha e mede debêntures com remuneração atrelada ao DI (CDI). Os ativos são empresas com alta qualidade de crédito (“Ultra Qualidade”). A remuneração é o CDI combinado ao spread. No entanto, o risco é o crédito corporativo de emissores sólidos.
  • Índice Tesouro Selic B3 (ISELIC B3) – acompanha títulos públicos federais indexados à taxa Selic e mede o desempenho de uma carteira de papéis pós-fixados do Tesouro Nacional. Ou seja, trata-se de títulos soberanos com remuneração atrelada à Selic diária. Em geral, o risco é considerado baixo, por se tratar de crédito do governo federal, embora haja variação por marcação a mercado.
  • Índice DI | B3 – acompanha a variação da taxa DI (CDI), referência do mercado interbancário e serve como benchmark para ativos pós-fixados. Nesse caso, não se trata de um título específico, mas de um indicador da taxa média dos empréstimos entre bancos. A remuneração acompanha o CDI diário e o risco está ligado às condições de liquidez e juros do sistema financeiro.

Novo índice

Recentemente, assim como noticiado anteriormente, a Bolsa de Valores lançou um novo índice voltado às Letras Financeiras, que são títulos de renda fixa emitidos por bancos. 

Trata-se do Índice de Letra Financeira S1 DI B3 (ILFS1 B3), que passará a integrar o grupo de 12 indicadores da bolsa brasileira que acompanham diferentes segmentos do mercado, como o de títulos públicos e debêntures corporativas. A novidade surge em um momento de expansão dessa classe de ativos. Leia mais nesta reportagem.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Investimentos

;
NASA: quem são os astronautas da Artemis 2 e por que a missão é histórica? Quais índices de ações superaram o Ibovespa B3? Veja os que mais renderam Quem é a Luckin Coffee, a nova concorrente que ameaça a liderança do Starbucks Nova aposta da B3 além da bolsa: Trillia nasce como novo negócio de inteligência de dados Correios: veja em quais estados a estatal colocou imóveis à venda De volta ao Brasil, Paquetá atinge marca histórica com a camisa do Flamengo Brinquedo com defeito atinge 15 mil vendas diárias e vira fenômeno nas lojas Quanto custa o maior estádio do mundo? Valor ultrapassa o PIB da Coreia do Norte