CNBC

CNBCTrump vai instruir que agências dos EUA divulguem documentos sobre “vida extraterrestre”

Cinema & TV

Netflix ameaça processar dona do TikTok por novo recurso de IA; entenda o caso

Publicado 20/02/2026 • 08:50 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Nesta semana, a Netflix protocolou uma notificação extrajudicial contra a ByteDance, dona do TikTok.
  • Trata-se de uma ameaça de processo relacionada a violação de direitos autorais por meio do Seedance 2.0, o gerador de conteúdos por inteligência artificial (IA) da rede social.
  • Segundo apuração do Deadline, a plataforma de streaming quer que o TikTok remova as propriedades intelectuais da marca, além de reforçar medidas de segurança contra o uso indevido. 
Tela de TV, em sala escura, com logo da Netflix

Foto: Unsplash.

Nesta semana, a Netflix protocolou uma notificação extrajudicial contra a ByteDance, dona do TikTok. Trata-se de uma ameaça de processo relacionada a violação de direitos autorais por meio do Seedance 2.0, o gerador de conteúdos por inteligência artificial (IA) da rede social. 

Segundo apuração do Deadline, a plataforma de streaming quer que o TikTok remova as propriedades intelectuais da marca, além de reforçar medidas de segurança contra o uso indevido. 

Ainda de acordo com o jornal, os estúdios Disney e Warner também se posicionaram sobre essa questão, após vídeos criados pelo Seedance 2.0 viralizarem.

Leia também: EXCLUSIVO: Governo dos EUA não deve barrar fusão de gigantes de streaming, aponta co-CEO da Netflix

O que a Netflix alega

De acordo com o documento, disponibilizado pelo Deadline, os direitos autorais violados foram das produções “Stranger Things”, “Round 6”, “Brigderton” e “Guerreiras do K-Pop”.

  • “Bridgerton: Representações não autorizadas do conteúdo da 4ª temporada, especificamente apresentando personagens em um baile de máscaras. Essas produções refletem trajes específicos e narrativamente importantes, como o vestido “Lady in Silver” de Sophie Baek. A ByteDance chegou a promover esse conteúdo usando as tags #Bridgerton em seus próprios canais oficiais de mídia social, como @BytePlusGlobal.
  • Stranger Things: Reinicializações de alta fidelidade do final da série, que apresentam reproduções detalhadas do elenco icônico, bem como dos monstros da série, incluindo Demogorgons e Mindflayer.
  • Squid Game: a Seedance criou recriações dos cenários de “Red Light, Green Light” e da icônica boneca Young-hee. Isso inclui crossovers não autorizados, como a inserção de figuras do mundo real, como Elon Musk, no ambiente de Squid Game.
  • KPop Demon Hunters: a Seedance reproduziu o estilo visual específico e os designs dos personagens de nosso musical animado, incluindo a personagem principal, Rumi.” – detalhou a Netflix em notificação extrajudicial.

Leia também: Netflix dá sete dias à Warner para retomar negociações com a Paramount

Alternativas para a dona do TikTok

Na última segunda-feira (16), a ByteDance anunciou que iria reforçar as medidas de segurança do Seedance 2.0. No entanto, a Netflix enviou a notificação no dia seguinte mesmo assim.

Dessa forma, a plataforma de streaming exige o cumprimento de quatro medidas para não haver litígio imediato, como:

1. Cesse a produção generativa: implemente imediatamente barreiras tecnológicas para impedir que o Seedance gere qualquer conteúdo que se assemelhe aos personagens, títulos ou cenários protegidos da Netflix.

2. Remova o conteúdo infrator: remova todo o conteúdo obtido ilegalmente de propriedade da Netflix dos conjuntos de dados de treinamento e também elimine todos os vídeos existentes gerados pelo Seedance que apresentem a propriedade intelectual da Netflix de todas as plataformas controladas pela ByteDance.

3. Identifique todas as violações: forneça um relatório de todas as instâncias em que o Seedance gerou conteúdo com base em prompts relacionados à propriedade intelectual da Netflix.

4. Revogue o acesso de terceiros: revogue o acesso de quaisquer parceiros comerciais ou usuários de API que atualmente utilizam o Seedance para gerar trabalhos derivados não autorizados da Netflix.”

Leia também: Quando cinema vira poder: a compra da Warner e a reação do governo dos EUA

Ademais, a diretora de litígios da Netflix, Mindy LeMoine, descreveu o Seedance como um “motor de pirataria em alta velocidade”. A fala da diretora diz respeito à quantidade massiva de obras derivadas de outras narrativas da Netflix feitas no Seedance.

Junto a isso, a Netflix também contrapõe a alegação de “uso justo”, que permite o uso limitado de certos materiais protegidos por direitos autorais. “O uso de obras protegidas por direitos autorais para criar um produto comercial concorrente, especialmente um que reproduza o original, não é protegido pelo uso justo”, defendeu a notificação extrajudicial do serviço de streaming.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Cinema & TV

;
NASA: quem são os astronautas da Artemis 2 e por que a missão é histórica? Quais índices de ações superaram o Ibovespa B3? Veja os que mais renderam Quem é a Luckin Coffee, a nova concorrente que ameaça a liderança do Starbucks Nova aposta da B3 além da bolsa: Trillia nasce como novo negócio de inteligência de dados Correios: veja em quais estados a estatal colocou imóveis à venda De volta ao Brasil, Paquetá atinge marca histórica com a camisa do Flamengo Brinquedo com defeito atinge 15 mil vendas diárias e vira fenômeno nas lojas Quanto custa o maior estádio do mundo? Valor ultrapassa o PIB da Coreia do Norte