CNBC

CNBCTrump vai instruir que agências dos EUA divulguem documentos sobre “vida extraterrestre”

Bolsa de Valores

Bolsas da Ásia caem com temores de IA e tensão EUA-Irã

Publicado 20/02/2026 • 07:02 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Mercados recuam após queda em Wall Street, enquanto Coreia do Sul bate novo recorde.
  • Nikkei cai 1,12% e Hang Seng recua 1,10%.
  • Kospi sobe 2,31% e renova recorde histórico.
Homem observa tabela com cotações da bolsa de valores em Tóquio, no Japão

Issei Kato/Reuters

Homem observa tabela com cotações da bolsa de valores em Tóquio, no Japão

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em baixa nesta sexta-feira, pressionadas por preocupações renovadas com inteligência artificial (IA) e pelo aumento das tensões geopolíticas entre Estados Unidos e Irã. O movimento seguiu a queda de Wall Street no pregão anterior, que voltou a refletir dúvidas sobre o impacto dos investimentos em tecnologia no curto prazo.

Na contramão do cenário negativo, o mercado da Coreia do Sul avançou pelo segundo dia consecutivo, renovando máximas históricas.

Quedas na Ásia acompanham Wall Street

O índice Nikkei, do Japão, caiu 1,12% em Tóquio, aos 56.825,70 pontos, pressionado principalmente por ações dos setores financeiro e automotivo.

Em Hong Kong, o Hang Seng recuou 1,10%, aos 26.413,35 pontos, no retorno das negociações após o feriado do ano-novo lunar, que ainda mantém fechadas as bolsas da China continental e de Taiwan.

O movimento acompanha a correção em Nova York, onde os mercados voltaram a cair após dois dias de alta, diante de incertezas sobre os retornos dos investimentos bilionários em IA.

Coreia do Sul na contramão

Diferentemente do restante da região, o índice Kospi subiu 2,31% em Seul, atingindo o nível recorde de 5.808,53 pontos. O avanço foi impulsionado por empresas dos setores de defesa, energia e finanças, que se beneficiaram do cenário global.

Tensão geopolítica aumenta aversão a risco

No campo geopolítico, investidores monitoram a escalada entre Estados Unidos e Irã. O presidente Donald Trump sinalizou que pode haver um ataque militar ao país do Oriente Médio caso não haja um acordo sobre o programa nuclear iraniano dentro de um prazo de 15 dias.

A possibilidade de conflito elevou a cautela nos mercados globais, reforçando o movimento de busca por ativos mais seguros.

Oceania acompanha viés negativo

Na Oceania, a bolsa australiana também fechou em queda. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,05% em Sydney, aos 9.081,40 pontos, acompanhando o sentimento negativo da região.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores

;