CNBC
o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (D-NY)

CNBCEXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais

Notícias do Brasil

ONU mais representativa é defendida por Lula em conversa com Modi

Publicado 21/02/2026 • 08:05 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • ONU precisa de reforma estrutural, afirma Lula na Índia
  • ONU deve incluir Brasil e Índia no Conselho de Segurança
  • ONU precisa recuperar força diante de conflitos globais
19.02.2026 - Lula na Cerimônia de Abertura da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial (IA)

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cerimônia de Abertura da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial (IA), no Centro de Convenções Bharat Mandapa. Nova Délhi - Índia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a Organização das Nações Unidas (ONU) precisa de mais representatividade e força para atuar nos conflitos globais, ao ser recebido pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na Casa Hyderabad, em Nova Délhi, neste sábado (21).

Ao lado de Modi, Lula declarou que a ONU deve ampliar o Conselho de Segurança e incorporar países do Sul Global entre os membros permanentes.

Segundo ele, Brasil e Índia são candidaturas naturais a esse espaço.

Leia também: Tarifas de Trump: como funciona a nova taxa global de 10% e o que pode acontecer em 150 dias

Lula lembrou que há mais de duas décadas Brasil, Índia, Alemanha e Japão formaram o G4 para defender a ampliação da ONU. O presidente afirmou que a organização precisa refletir a nova distribuição de poder global.

Ele destacou que os atuais membros permanentes do Conselho de Segurança concentram decisões estratégicas e que a estrutura não acompanha o peso demográfico e econômico de países emergentes.

Defesa do multilateralismo

Para Lula, o enfraquecimento da ONU compromete a mediação de conflitos e a coordenação internacional. O presidente citou a guerra na Ucrânia e a crise no Oriente Médio como exemplos da necessidade de instâncias multilaterais mais eficazes.

Segundo ele, Brasil e Índia devem atuar de forma coordenada na defesa do direito internacional e da solução pacífica de controvérsias.

Estratégia do Sul Global

Lula destacou o “trânsito de presidências” entre os dois países no G20 e no BRICS como fator de aproximação estratégica. Em 2024, o Brasil assumiu o G20 da Índia. Em 2025, a Índia recebeu do Brasil a presidência do BRICS.

O presidente afirmou que Brasil e Índia são as duas maiores democracias do Sul Global e têm capacidade de influenciar a agenda internacional em temas como transição energética, segurança alimentar e inteligência artificial.

Ao encerrar a declaração, Lula afirmou que o olhar do Brasil para a Índia é de cooperação de longo prazo e reforçou a defesa de uma ordem internacional regida pelo direito internacional e pela ampliação da representatividade nos organismos multilaterais.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;