Crise de gripe aviária derruba ações de BRF e Marfrig
Publicado 21/01/2025 • 11:58 | Atualizado há 4 meses
UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas
“O dia mais sortudo da minha vida”: Warren Buffett diz que nascer americano o ajudou a construir sua fortuna
Trump se concentra nas altas tarifas impostas à China antes das negociações comerciais
Maersk reduz perspectivas do mercado de contêineres devido às tensões tarifárias entre EUA e China
Inside India CNBC: a Índia parece pronta para um acordo com os EUA — mas a que custo?
Publicado 21/01/2025 • 11:58 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
As duas principais produtoras de frango no Brasil estão operando com desvalorizações robustas na B3 nesta terça-feira (21). Por volta das 11h40, as ações de BRF e Marfrig operavam com quedas 7,9% e 6,1% respectivamente.
Especialistas ouvidos pelo Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC apontam que a desvalorização pode estar ligada com a crise de gripe aviária que afeta a Europa e os Estados Unidos.
Ontem, o estado americano da Georgia decidiu suspender todas as atividades envolvendo avicultura em seu território. A medida tem como objetivo conter os casos de gripe aviária, principalmente no Condado de Elbert.
O vírus H5N1 também vem causando problemas no Velho Continente. Principalmente em Portugal. No começo do ano, um surto da gripe foi detectado no vilarejo de São João das Lampas, próximo de Lisboa.
A gripe aviária vem sendo um problema enfrentado nos Estados Unidos com mais urgência desde o ano passado. Em junho de 2024, a doença chegou a ser detectada em pelo menos 11 estados americanos.
Além de afetar a saúde humana, a gripe aviária impacta também na pecuária. Naquela época, pelo menos 80 rebanhos leiteiros haviam sido infectados pelo vírus H5N1 e a variante H5N2. A infecção pode ser fatal para pessoas e animais e há potencial epidêmico.
Por conta disso, ações de empresas voltadas para a pecuária também estão sofrendo na bolsa de valores. Também por volta das 11h40, os papéis da JBS estavam operando com queda de 2,9%, enquanto as ações da Minerva caiam mais de 1,4%.
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
Saiba quem foi Leão XIII e como ele inspira o novo papa
Leão XIV é o novo líder dos mais de 1,4 bilhão de católicos
Quem é Robert Prevost, o novo papa eleito com o nome de Leão XIV
Palmeiras fatura R$ 17 milhões com classificação antecipada na Libertadores; confira premiações da competição
Trump diz que 10% é o piso para tarifas; ‘Algumas serão muito maiores’