Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Itamaraty convoca encarregado da embaixada dos EUA após deportações
Publicado 27/01/2025 • 20:18 | Atualizado há 5 meses
Tesla relata queda de 14% nas entregas de veículos, marcando a segunda queda consecutiva em relação ao ano anterior
Fabricantes de chips obtêm maiores créditos fiscais no último ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump
No Reino Unido, êxodo milionário representa mais problemas para o Partido Trabalhista
Um acordo básico é a melhor esperança da Europa nas negociações comerciais com os EUA, dizem fontes à CNBC
Americanos lutam contra a ansiedade da demissão: isso deixa os trabalhadores ‘se esgotarem mais rápido’, dizem os especialistas
Publicado 27/01/2025 • 20:18 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
O encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, foi convocado nesta segunda-feira (27) para prestar esclarecimentos ao Itamaraty sobre as condições em que brasileiros foram deportados na semana passada, de acordo com fontes do governo federal. Na linguagem diplomática, o gesto significa um desconforto com o outro país, mas ainda sem estremecimento concreto na relação bilateral.
Escobar chefia interinamente a embaixada americana, desde que a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley deixou o cargo, após a vitória do presidente Donald Trump nos Estados Unidos. Ele foi recebido pela secretária de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério das Relações Exteriores, Marcia Loureiro.
A convocação foi decidida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião ocorrida mais cedo no Palácio do Planalto com o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor-chefe da Presidência, Celso Amorim.
De acordo com relatos, Lula determinou que a diplomacia obtenha explicações dos Estados Unidos sobre as deportações, após os relatos de maus-tratos aos brasileiros por parte das autoridades americanas. Por outro lado, o presidente deixou claro aos auxiliares que não deseja “polarizar” com Donald Trump.
Na última sexta-feira, 88 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos utilizando algemas e com relatos de agressões físicas e psicológicas. O voo, que tinha como destino final Belo Horizonte, pousou em Manaus. Nesse momento, o governo brasileiro exigiu o desembarque dos cidadãos e os transportou, sem algemas, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a capital mineira.
Mais lidas
Tesla relata queda de 14% nas entregas de veículos, marcando a segunda queda consecutiva em relação ao ano anterior
Xpeng desafia a guerra de preços dos carros elétricos na China com vendas estáveis; Tesla e concorrentes locais tentam acompanhar
BC confirma ataque hacker à prestadora de tecnologia, mas nega que seus sistemas foram afetados; prejuízo, ainda incerto, pode chegar a R$ 1 bi
Brasil 2030: "Educação faz com que a relação de consumo seja mais democrática", diz presidente do Procon-RJ
Trump volta a atacar Powell e diz que presidente do Fed deveria renunciar