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Carnaval 2025: 70% dos bares e restaurantes projetam alta de pelo menos 20% na receita sobre 2024

Publicado 28/01/2025 • 16:22

Agência DC News

KEY POINTS

  • Empresários planejam abrir bares e restaurantes durante o Carnaval de 2025.
  • Feriado em março pode fazer com que a alta temporada de turismo seja prolongada.
  • Preços de cardápios dos estabelecimentos passaram por reajustes em dezembro, e empresários esperam aumentar as vendas no Carnaval.
Pré-carnaval deve movimentar a economia.

Carnaval promete impulsionar o comércio de restaurantes e bares

Foto: PEDRO TEIXEIRA/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Carnaval de 2025 chega trazendo otimismo para os empresários do setor de bares e restaurantes em todo o Brasil.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 74% dos empresários planejam abrir seus estabelecimentos durante os dias de folia e 69% esperam aumento no faturamento em comparação ao ano passado, que foi de R$ 1,4 bilhão, segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises.

Cerca de 59% dos empresários projetam um crescimento de até 20% no faturamento, e outros 10% acreditam em resultados ainda mais expressivos. Isso significa que sete a cada dez estabelecimentos projetam uma injeção na cada dos dois dígitos altos na receita. Caso a projeção de alta de pelo menos 20% de confirme, as receitas somarão pelo menos R$ 1,68 bilhão.

O Carnaval em março é visto como oportunidade para prolongar a temporada de alta movimentação turística em diversas regiões do país, de maneira ainda maior do que ocorreu em 2024. “No ano passado, tivemos um dos melhores carnavais para o setor de alimentação fora do lar”, disse o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, com alta anual de 15% no faturamento.

A expectativa é de que em 2025 os resultados sejam ainda melhores, impulsionados pelo maior poder de compra da população, pela redução do desemprego e pelo aumento do turismo, tanto doméstico quanto internacional.

Apesar do otimismo para a data, muitos empresários ainda enfrentam dificuldades financeiras. A pesquisa mostra que 38% das empresas possuem pagamentos em atraso. Destas,

  • 72% devem impostos federais,
  • 45% devem impostos estaduais
  • 35% têm empréstimos bancários em atraso
  • 29% devem encargos trabalhistas e previdenciários
  • 24% têm débitos com serviços públicos, como água, luz, gás e telefone
  • 23% estão em atraso com taxas municipais, 21% devem a fornecedores de insumos
  • 15% têm débitos de aluguel, 10% devem a fornecedores de equipamentos e serviços
  • 5% estão em atraso com pagamentos de empregados.

“Embora a festa seja um bom ponto de partida, é essencial que os empresários vejam o Carnaval como preparação para um ano de crescimento contínuo”, disse Solmucci. Esse é o momento que os empresários devem usar para ajustar as finanças, atrair novos clientes e fortalecer os laços com os habituais.

Reajustes

A pesquisa também destacou que 74% dos empresários conseguiram reajustar os preços de seus cardápios em dezembro. Desses, 40% acompanharam o índice inflacionário, 23% elevaram abaixo dele e 11% aplicaram aumentos superiores ao IPCA. Os demais 26% não conseguiram implementar qualquer reajuste.

Cerca de 18% das empresas operaram em prejuízo no mês de dezembro, o menor índice em 12 meses. Outras 44% realizaram lucro e 37% tiveram estabilidade.

“Embora ainda estejamos enfrentando desafios acumulados, como o aumento dos preços dos insumos, o Carnaval tem o potencial de impulsionar o setor. É o momento de se reorganizar e criar estratégias”, disse Solmucci.

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