Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Empresas & Negócios

Tesla tem lucro e receita abaixo do esperado no 4º trimestre

Publicado 29/01/2025 • 18:22

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Tesla reportou resultados decepcionantes tanto no lucro quanto na receita.
  • As ações caíram cerca de 4% no pregão após o horário regular.

Pixabay

A Tesla teve uma queda de cerca de 4% no valor das ações após o fechamento do mercado, nesta quarta-feira (29), depois que a fabricante de veículos elétricos divulgou os resultados financeiros do quarto trimestre, que ficaram abaixo das estimativas dos analistas.

Veja como a empresa se saiu em comparação com as estimativas da LSEG:

  • Lucro por ação (ajustado): 73 centavos, contra 76 centavos esperados
  • Receita: US$ 25,71 bilhões, contra US$ 27,26 bilhões esperados

O relatório de lucros da Tesla segue uma forte valorização do preço das ações da empresa, que foi impulsionada pela eleição do presidente Donald Trump. O CEO da Tesla, Elon Musk, foi o maior apoiador da campanha de Trump e agora lidera o novo conselho consultivo de eficiência governamental do presidente.

O preço das ações da empresa teve uma forte alta desde a vitória de Trump em novembro, à medida que os investidores apostaram que a influência de Musk levaria tanto a políticas favoráveis quanto a menos fiscalização de suas empresas.

A margem operacional no trimestre foi de 6,2%, uma redução em relação aos 8,2% do mesmo período no ano anterior e 10,8% no trimestre anterior.

No início de janeiro, a Tesla afirmou que fez entregas de 495,6 mil veículos no quarto trimestre. No ano inteiro, as entregas totalizaram cerca de 1,8 milhão, marcando o primeiro declínio anual da empresa. As entregas são a aproximação mais próxima das vendas reportadas pela Tesla, mas não são definidas com precisão nas comunicações da empresa com os acionistas.

No fim de 2024, a Tesla ofereceu descontos em veículos que estavam no estoque e também para clientes na América do Norte que foram indicados por outro donos de carros da marca. Na China, a Tesla reduziu os preços de seus SUVs Model Y antes de lançar uma versão atualizada, o Model Y Juniper.

Em sua apresentação para acionistas na quarta-feira, a Tesla afirmou que “a acessibilidade continua sendo uma prioridade para os clientes”. A empresa disse que pretende “revisar todos os aspectos” do custo dos produtos para ajudar a tornar seus veículos elétricos mais acessíveis.

Musk tem dito aos investidores nos últimos trimestres para se concentrarem menos no negócio principal como ele existe hoje e mais em um futuro de autonomia e robótica.

Em outubro, a Tesla gerou entusiasmo entre os fãs ao exibir uma versão protótipo inicial de um Cybercab em seu evento “We, Robot”. No entanto, a Tesla ainda não produz robôs-táxis. Em vez disso, a empresa vende uma versão premium de seu sistema de direção parcialmente automatizada chamado “FSD”, abreviação de Full Self-Driving Supervised.

Enquanto isso, a Waymo, do Google, tem uma oferta crescente de robôs-táxis comerciais em alguns mercados dos EUA, e as empresas chinesas WeRide e Pony.ai estão testando e operando comercialmente serviços de transporte sem motorista.

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

MAIS EM Empresas & Negócios