CNBC Inflação, guerra na Ucrânia e pesca ilegal: o que afeta o mercado de atum enlatado, avaliado em US$ 40 bi

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Inflação, guerra na Ucrânia e pesca ilegal: o que afeta o mercado de atum enlatado, avaliado em US$ 40 bi

Publicado 06/02/2025 • 10:42

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • Atualmente avaliada em cerca de US$ 40 bilhões (R$ 232 bilhões), a indústria de atum é um importante setor no mercado global de alimentos.
  • Em 2021, os Estados Unidos importaram cerca de 637,9 milhões de libras (R$ 4,6 bilhões) de atum, segundo os dados mais recentes da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) — quase 71% disso foi em conserva.
  • O setor é dominado por empresas multinacionais como o Thai Union Group, proprietária da marca Chicken of the Sea, e enfrenta diversos desafios.

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Atualmente avaliada em cerca de US$ 40 bilhões (R$ 232 bilhões), a indústria de atum é um importante setor no mercado global de alimentos.

Em 2021, os Estados Unidos importaram cerca de 637,9 milhões de libras (R$ 4,6 bilhões) de atum, segundo os dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) — quase 71% disso foi em conserva.

O setor é dominado por empresas multinacionais como o Thai Union Group, proprietária da marca Chicken of the Sea, e enfrenta diversos desafios.

Entre 2000 e 2021, o consumo per capita de atum caiu 45%.

Mudanças nas preferências dos consumidores, consolidação de mercado, questões de sustentabilidade, preocupações com a transparência e um escândalo de fixação de preços, que durou quase uma década, afetaram a popularidade do atum entre os norte-americanos.

No entanto, em 2020, no primeiro ano da pandemia de Covid-19, houve um aumento na demanda por essa opção acessível e rica em proteínas, e o atum atingiu o maior nível de consumo desde 2011. A Thai Union registrou um aumento de quase 19% no lucro em comparação a 2019.

Porém, a Thai Union agora enfrenta o aumento dos custos devido à inflação e à guerra entre Rússia e Ucrânia. A empresa implementou aumentos de preços nos últimos dois anos e está explorando estratégias de automação para ajudar a compensar os custos crescentes.

Além disso, a empresa encara ameaças existenciais à indústria, incluindo sustentabilidade, mudanças climáticas e pesca ilegal.

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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