Inflação, guerra na Ucrânia e pesca ilegal: o que afeta o mercado de atum enlatado, avaliado em US$ 40 bi
Disney supera previsões de lucro, mas perde assinantes do Disney+
Mattel diz que Barbies e Hot Wheels podem ficar mais caros com as tarifas de Trump
Temu, da China, direciona usuários para produtos ‘locais’ após Trump fechar brecha fiscal
Banco da Inglaterra retoma afrouxamento monetário e reduz taxa básica para 4,5%
Publicado 06/02/2025 • 10:42
KEY POINTS
Pexels
Atualmente avaliada em cerca de US$ 40 bilhões (R$ 232 bilhões), a indústria de atum é um importante setor no mercado global de alimentos.
Em 2021, os Estados Unidos importaram cerca de 637,9 milhões de libras (R$ 4,6 bilhões) de atum, segundo os dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) — quase 71% disso foi em conserva.
O setor é dominado por empresas multinacionais como o Thai Union Group, proprietária da marca Chicken of the Sea, e enfrenta diversos desafios.
Entre 2000 e 2021, o consumo per capita de atum caiu 45%.
Mudanças nas preferências dos consumidores, consolidação de mercado, questões de sustentabilidade, preocupações com a transparência e um escândalo de fixação de preços, que durou quase uma década, afetaram a popularidade do atum entre os norte-americanos.
No entanto, em 2020, no primeiro ano da pandemia de Covid-19, houve um aumento na demanda por essa opção acessível e rica em proteínas, e o atum atingiu o maior nível de consumo desde 2011. A Thai Union registrou um aumento de quase 19% no lucro em comparação a 2019.
Porém, a Thai Union agora enfrenta o aumento dos custos devido à inflação e à guerra entre Rússia e Ucrânia. A empresa implementou aumentos de preços nos últimos dois anos e está explorando estratégias de automação para ajudar a compensar os custos crescentes.
Além disso, a empresa encara ameaças existenciais à indústria, incluindo sustentabilidade, mudanças climáticas e pesca ilegal.
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Super Bowl: marcas pagam até US$8 milhões por 30 segundos no evento mais assistido do ano
Lucro do Itaú atinge R$ 10,9 bilhões no quarto trimestre de 2024
CEO da Ford nos EUA pede análise 'abrangente' de tarifas para todos os países
Prazo máximo de pagamento do empréstimo consignado aumenta para 96 meses
China diz que protegerá seus próprios interesses diante de 'intimidação' dos EUA