Presidente do Fed diz que banco central dos EUA não precisa ter pressa para reduzir taxas de juros
Shopify derruba site de Kanye West que vendia camisetas com suástica após anúncio no Super Bowl
Super Bowl atrai público recorde de 127,7 milhões de espectadores
Sam Altman diz que conselho da OpenAI não recebeu “nada oficial de Elon”
Amazon abre loja de produtos de beleza e cuidados pessoais na Itália como parte da expansão física
Publicado 11/02/2025 • 08:09
KEY POINTS
Foto: reprodução/Youtube/Casa Branca
As tarifas propostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não são apenas simbólicas, mas punitivas e levarão à perda de empregos no país, segundo Frank Lavin, ex-embaixador dos EUA em Singapura.
Em entrevista ao programa Street Signs Asia, da CNBC, Lavin afirmou que “teremos algumas más notícias no curto prazo”, acrescentando que as tarifas também prejudicarão a indústria automotiva nos Estados Unidos.
“Isso obrigará outros países a responder. Então, veremos uma deterioração [no comércio], e acho que o pior de tudo, do ponto de vista do Sr. Trump, é que veremos uma certa pressão inflacionária”, disse Lavin.
Na segunda-feira (10), Trump assinou ordens executivas impondo tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio nos EUA.
Quando questionado se Trump poderia estar usando as tarifas e a ameaça de novas tarifas como estratégia de negociação, Lavin explicou que isso poderia ser interpretado dessa forma caso as medidas fossem direcionadas ao Canadá ou ao México para obter concessões em questões como segurança na fronteira.
“Mas quando se trata de uma tarifa global sobre aço e alumínio e de tarifas contra a China, não veremos uma resposta rápida nem uma resolução imediata dessas questões”, afirmou.
Além disso, com Trump prometendo uma postura “recíproca” em relação às tarifas, Lavin disse que o comércio global deve se deteriorar, dificultando a reação de outros países. “Ele foi além de apenas sinalizar ou usar as tarifas como ferramenta de negociação.”
“Se eles nos taxam, nós taxamos eles. Se eles aplicam 25% [de tarifa], nós aplicamos 25%. Se for 10%, nós aplicamos 10%. E se for muito mais que 25%, então nós seguimos na mesma linha”, disse Trump na segunda-feira.
Embora a economia dos EUA atualmente “não esteja em má situação”, Lavin alertou que as tarifas aumentarão ineficiências e exercerão uma pressão negativa sobre o crescimento econômico. Isso também intensificará a inflação, o que pode levar o Federal Reserve a evitar cortes nas taxas de juros.
“Trump ficou irritado com o Fed da última vez por não flexibilizar a política monetária. Bem, isso não vai acontecer da próxima vez também, caso ele mantenha essas tarifas em vigor”, concluiu Lavin.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Bradesco adquire 50% do Banco John Deere, de olho em agronegócio e construção
Avião colide com veículo na pista, e passageiros registram saída da aeronave; veja os vídeos
OiTV é vendida por R$ 30 milhões
Airbus estuda novos assentos, de dois níveis intercalados, em seus aviões
SP precisa ter 50% dos ônibus elétricos até 2028, diz Justiça; Nunes culpa falta de estrutura