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Executivos da Salesforce e American Express dão dicas de como se adaptar em um novo emprego

Publicado 13/11/2024 • 10:11

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • As primeiras semanas em um novo emprego podem definir como será a vida do profissional dentro da empresa.
  • Algumas companhias oferecem programas de integração para os novos funcionários.
  • Especialistas dão dicas de como o novo funcionário pode se adaptar, e que podem ser aplicadas em qualquer organização.
Imagem de um aperto de mãos

Imagem de duas pessoas apertando as mãos

Reprodução Pexels

As primeiras semanas em um novo emprego podem definir o tom de como será a vida profissional do trabalhador na empresa. Quem afirma é Lori Castillo Martinez, vice-presidente executiva de talento, crescimento e desenvolvimento da Salesforce, em entrevista à CNBC Make It.

Algumas organizações oferecem bons programas de integração para os novos funcionários, mas não todas. Cabe ao profissional tomar as rédeas de seu próprio processo de adaptação e criar estratégias para prosperar no novo ambiente.

Castillo Martinez afirma que sua meta na Salesforce, que possui mais de 70 mil funcionários, é ajudar os novos contratados a se integrarem rapidamente e de forma eficaz à cultura da empresa. As estratégias que ela sugere podem ser aplicadas em qualquer organização.

Compreenda a logística

Os novos funcionários devem começar a pensar sobre o que significa ter um bom desempenho na nova empresa desde o primeiro dia, diz Sonia Cargan, diretora de talentos da American Express. Cargan afirma que isso começa com a compreensão das especificidades do trabalho da nova equipe e da organização.

Ela sugere que os novos colaboradores façam perguntas ao seu gestor, como por exemplo: de que modo a equipe prefere se comunicar? Como é trabalhar nesta equipe?

Castillo Martinez, da Salesforce, afirma que é importante perguntar quando as reuniões de equipe ocorrem e quais sistemas internos são mais importantes para se familiarizar.

Cultive relacionamentos

A partir daí, diz Cargan, “é um trabalho de construção”. Comece a observar, fazer perguntas, identificar pessoas com quem se conectar e agendar encontros para um café.

Ela menciona que os novos colaboradores que mais se destacam são os que se dedicam à construção de relacionamentos.

Os relacionamentos não precisam se limitar a gerentes ou pessoas em posições mais altas. Na Salesforce, os novos funcionários são conectados a um “guia informal”, alguém que não faz parte da equipe, mas que ocupa um papel adjacente, que pode responder a perguntas dos novos colaboradores.

Identifique seu propósito, diz executiva da Salesforce

É importante entender a empresa em que você entrou, diz Castillo Martinez. Começar um novo emprego é “quase a única oportunidade em que você realmente pode olhar tudo com olhos renovados e identificar seu propósito, quem você quer ser e como deseja se apresentar,” afirma Castillo Martinez.

Os novos funcionários bem-sucedidos geralmente se empenham para entender o contexto da organização e como suas habilidades e experiências podem agregar valor, afirma Cargan.

No fim das contas, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Castillo Martinez encoraja os novos contratados a permanecerem curiosos e abertos a experimentar diferentes abordagens.

“Como novo funcionário, você tem a oportunidade de tornar a experiência sua,” diz Castillo Martinez, da Salesforce. “Vale a pena experimentar e ser curioso, aproveitando a oportunidade para identificar seu propósito e decidir qual tipo de impacto você deseja ter como novo colaborador”.

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