Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Vamos crescer 3,7% este ano’, diz Lula em encontro com prefeitos
Publicado 11/02/2025 • 12:52 | Atualizado há 8 meses
Pane em serviço em nuvem da Amazon afeta Mercado Livre, Roblox, Coinbase e várias grandes plataformas
Por que os carros elétricos perdem valor mais rápido — e por que isso pode mudar em breve
Enquanto tenta alcançar a OpenAI, Anthropic enfrenta pressão do governo dos EUA
Custos e caos continuam a testar a resiliência da indústria automobilística dos EUA
Economia da China cresce 4,8% no trimestre, mas investimento recua pela primeira vez desde a pandemia
Publicado 11/02/2025 • 12:52 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Em cerimônia de abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, na manhã desta terça-feira (11), em Brasília, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), falou sobre a importância de manter uma boa relação com as autoridades municipais.
“O que nós queremos estabelecer com vocês é uma relação altamente civilizada. A prefeitura é o famoso alicerce para que os governadores possam ter sucesso”, afirmou Lula. “Nós precisamos de vocês para estabelecer nesse país a tão sonhada escola de tempo integral que é o que vai resolver o problema da educação básica”, acrescentou.
O evento teve a participação de ministros, governadores, presidentes de bancos públicos, entidades municipalistas e demais autoridades.
“Vocês se lembram que quando eu tomei posse, o FMI [Fundo Monetário Internacional] dizia: ‘O Brasil só vai crescer 0,8%’. Nós crescemos 3,2%. Depois dizia este ano, ‘o Brasil só vai crescer 1,5%’. Nós vamos crescer 3,7%. E não falem bobagem mais do crescimento deste ano, pois a gente vai crescer mais, porque vai ter dinheiro circulando na mão do povo”, completou.
Também no evento, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o governo quer a aprovação da proposta de emenda à Constituição que estabelece um novo parcelamento para as dívidas dos municípios. O novo prazo de pagamento dos débitos é uma reivindicação de entidades que representam os prefeitos.
A PEC 66/2023, já aprovada no Senado, está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo Padilha, a expectativa é de que seja instalada uma comissão especial para a análise da proposta.
“Foi por orientação do presidente Lula que o governo, dialogando com o Senado, conseguiu aprovar no ano passado a PEC 66, que é uma preocupação tão grande dos municípios”, declarou. “Está na Câmara, e eu quero aqui fazer um agradecimento ao presidente Hugo Motta, tomou posse na semana, dialogamos com ele da importância”, continuou.
Padilha acrescentou: “O presidente Hugo Motta já encaminhou a todos os líderes partidários na semana passada o pedido para a indicação de membros para instalar a comissão especial da PEC 66, para aprovarmos neste semestre esse avanço tão importante para os municípios brasileiros e também para os Estados.”
Na ocasião, o ministro também enalteceu a obtenção de recursos para os municípios durante o governo Lula e afirmou que, em breve, haverá o anúncio da nova seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com R$ 50 bilhões para os municípios.
No evento, além da PEC 66, representantes de municípios também reivindicaram mudanças no pacto federativo e a criação de programas para municípios pequenos com emendas parlamentares.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
Pane na AWS revela risco sistêmico da concentração tecnológica mundial
Ambipar pede recuperação judicial no Brasil e nos EUA para enfrentar dívida de R$ 10,5 bilhões
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
Shopee investe em logística no Brasil para atender aumento de vendas em novembro, mês de grandes promoções
Carteira de pedidos da Embraer aumenta 38% em um ano e atinge marca histórica